Saiba o que é embolia pulmonar maciça, que vitimou Luana Andrade aos 29 anos

A ex-participante do extinto reality show “Power Couple”, da Record TV, morreu aos 29 anos durante uma cirurgia de lipoaspiração

A jovem foi vítima de uma embolia pulmonar maciça após sofrer uma série de complicações durante uma cirurgia | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta última terça-feira (7), a influenciadora e ex-participante do extinto reality show “Power Couple”, da Record TV, Luana Andrade, morreu aos 29 anos. A jovem foi vítima de uma embolia pulmonar maciça após sofrer uma série de complicações durante uma cirurgia de lipoaspiração no Hospital São Luiz, em São Paulo.

A artista, que trabalhava como assistente de palco do programa Passa ou Repassa, do SBT, chegou a ser transferida para UTI após sofrer uma parada cardiorrespiratória. “Transcorridas aproximadamente duas horas e meia de cirurgia, a paciente apresentou intercorrência abrupta respiratória e teve uma parada cardíaca, sendo imediatamente reanimada pela equipe”, diz o comunicado do hospital.

“A cirurgia foi interrompida e a paciente, submetida a exames que constataram quadro de trombose maciça. Foi transferida para a UTI, onde foi submetida a tratamento medicamentoso e hemodinâmico”, completou o anúncio. De acordo com Marcos Moraes, um dos empresários de Luana, ela estava fazendo uma lipoaspiração na coxa, para retirar gordura da região próxima ao joelho.

O que é embolia pulmonar maciça?

A embolia pulmonar maciça é uma condição médica grave que ocorre quando um ou mais coágulos sanguíneos obstruem uma ou mais artérias pulmonares, causando uma interrupção significativa do fluxo sanguíneo para os pulmões. Isso pode resultar em complicações potencialmente fatais, como insuficiência respiratória, falência cardíaca aguda e até mesmo a morte se não for tratada prontamente.

Quais os sintomas?

  • falta de ar súbita e intensa;
  • dor no peito que piora com a respiração ou tosse;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • tontura e desmaio;
  • sudorese;
  • cianose (coloração azulada da pele ou das mucosas devido à falta de oxigênio).

Como é o tratamento para embolia pulmonar?

Em geral, o tratamento é feito com medicamentos ou cirurgia. Pode ser feito com drogas anticoagulantes e trombolíticas, usadas para disolver coágulos sanguíneos. Há, também, a opção de cirurgia para o caso de os medicamentos não funcionarem. No procedimento cirúrgico, é removido o coágulo de sangue.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES