Saiba o que é uma parada cardiorrespiratória, que vitimou Elizângela aos 68 anos

Atriz faleceu nesta sexta-feira (3), vítima de uma parada cardiorrespiratória; artista enfrentava sequelas da Covid-19

Em 2022, a atriz foi internada também em Guapimirim em estado grave com sequelas respiratórias da Covid | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (3), a atriz conhecida por seus papéis em sucessos da teledramaturgia, como a “Força do Querer” e “A Dona do Pedaço”, Elizângela do Amaral Vergueiro, veio a óbito aos 68 anos, em Guapimirim, no Rio de Janeiro.  De acordo com a Prefeitura Municipal de Guapimirim, a atriz deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello com uma parada cardiorrespiratória (PCR), depois de ser pronto atendida pelas equipes do SAMU. Ainda de acordo com a nota, houve tentativa de reanimação tanto no translado, quanto na unidade, mas sem êxito.

"A Prefeitura Municipal de Guapimirim, lamenta a morte da consagrada atriz. Esta é a segunda vez que o sistema de saúde do município atendeu Elizangela. Na primeira, Elizangela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade", disse a administração municipal.

Sequelas do Covid-19

Essa não foi a primeira vez que Elizângela apresentou problemas respiratórios. Em 2022, a atriz foi internada também em Guapimirim em estado grave com sequelas respiratórias da Covid. Segundo a prefeitura, ela chegou passando muito mal no Hospital Municipal José Rabello de Mello e quase teve que ser entubada. Ainda segundo a assessoria da prefeitura, a artista se mostrou radicalmente contra a vacinação. Ela não tomou nenhuma dose do imunizante.

O que causa a parada cardiorrespiratória?

A parada cardiorrespiratória (PCR) é quando o coração para de bater repentinamente ou passa a bater de forma insuficiente, muito devagar. A condição também é conhecida por parada cardíaca e pode levar à morte. A PCR pode acontecer a qualquer momento, mas as causas mais comuns incluem: doenças cardíacas, insuficiência respiratória e choque elétrico. Além disso, outras causas incluem: choque hipovolêmico, envenenamento, acidente vascular cerebral e afogamento.

Quais são os sintomas da parada cardiorrespiratória?

Os sintomas surgem logo antes da parada cardíaca respiratória acontecer, podendo alertar para essa condição. Entre os sintomas, incluem-se: dores fortes no peito, que irradia para as costas ou abdômen, dores fortes de cabeça, língua enrolada, o que dificulta a fala; falta de ar ou dificuldade de respirar; formigamento no braço esquerdo e palpitações fortes

Quais são as formas de tratamento da parada cardiorrespiratória?

Parada cardiorrespiratória tem cura e o tratamento imediato deve ser a ressuscitação do coração ou o aumento dos batimentos cardíacos. Isso pode ser feito por meio da massagem cardíaca ou de um desfibrilador. Após a recuperação do paciente, exames devem ser feitos para identificar o que causou a parada cardiorrespiratória e, em alguns casos, pode ser recomendado o implante de um marcapasso ou um cardiodesfibrilador implantável, um pequeno aparelho que impede a reincidência da parada cardíaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES