Saiba porque o leite direto da vaca pode causar danos à saúde

O Ministério da Agricultura e Pecuária posiciona-se “totalmente contrário” ao consumo desse leite

A venda de leite cru é proibida no Brasil desde 1969 | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você é adepto ao leite puro? Isto é, aquele extraído das vacas e que não passa por processo industrial algum, comum de ser tomado por moradores da zona rural ou por quem curte um fim de semana em hotéis-fazenda. Muitas pessoas afirmam que, além do sabor diferente, o leite puríssimo ainda possui uma série de benefícios à saúde, como melhora na saúde gastrointestinal, fortalecimento do sistema imune e proteção contra alergias. No entanto, isso é verdade? O que a ciência tem a dizer sobre as propriedades deste leite “cru”?

O consumo do leite cru, não é indicado por especialistas e pode fazer muito mal à saúde. O leite de uma vaca doente pode gerar prisão de ventre, indigestão, refluxo e até transmitir doenças crônicas, como tuberculose e brucelose. Por isso, vender leite cru é proibido no Brasil desde 1969. De acordo com um levantamento feito pela Universidade Tufts, em Nova Iorque, a primeira coisa que devemos ter em mente quando formos tomar leite é saber se ele foi ou não pasteurizado. 

A pasteurização é um processo de fervura do leite que reduz dramaticamente a quantidade de bactérias e microorganismos presentes na bebida, aumentando a vida útil do produto. Há uma série de bactérias muito nocivas à saúde humana que são comumente encontradas no leite não-processado, como listeria, salmonela, E. coli e campylobacter. Por isso, leite não-pasteurizado não é indicado para crianças, os mais velhos, mulheres grávidas e pessoas com deficiências no sistema imune. De acordo com o governo norte-americano, a incidência de doenças relacionadas às bactérias mencionadas acima é 2 vezes maior em cidades nos EUA onde o comércio de leite não-pasteurizado é permitido.

Algumas pessoas afirmam que o leite não-pasteurizado melhora a digestão e não causa intolerância à lactose. Pesquisas, porém, descartam estas noções por completo. De acordo com a literatura científica, o leite cru não possui quantidades de probióticos suficientes para melhorar, de fato, o funcionamento do estômago e dos intestinos. Além disso, tanto o leite cru quanto o pasteurizado não possuem lactase, a enzima necessária para digerir a lactose e que está em falta em quem possui intolerância aos derivados de leite. Ou seja, beber leite cru não altera o fato da pessoa ser intolerante ou não à lactose.

Outro ponto interessante é que estudos mostraram que o leite cru também não tem grandes quantidades de lactobacilos, aquelas bactérias presentes no leite fermentado que a gente compra nos supermercados e que ajudam a digerir a lactose.Também não há evidência de que o leite cru pode tratar e curar alergias e asma. Um estudo chamado “PARSIFAL” é muito citado como prova de que leite não-pasteurizado combate estas doenças, porém boa parte da bebida utilizada no trabalho havia sido fervida, ou seja, não estava crua de fato.

Além disso, a pasteurização influencia muito pouco na estrutura das proteínas presentes no leite, portanto pessoas com alergias ao leite vão sofrer do mesmo jeito, seja o leite cru ou industrializado. Para mais não alterar a estrutura das proteínas, a pasteurização também não modifica muito a quantidade de vitaminas no leite. O calor da pasteurização diminui um pouquinho a quantidade das vitaminas B12 e C, é verdade. No entanto, vale notar que um copo cheio de leite, mesmo pasteurizado, contém mais da metade da recomendação diária de vitamina B12, e o leite não costuma ser a fonte primária de vitamina C na nossa dieta.

Segundo o levantamento da Tufts, beba leite “cru” por sua conta e risco. Apesar dos benefícios à saúde parecerem tentadores, há pouquíssimas evidências dando suporte às teorias. Sabendo que você pode ter a mesma qualidade nutricional bebendo tanto leite cru quanto pasteurizado, a dica é optar pelo segundo, já que, no mínimo, ajudará a evitar um monte de potenciais infecções que são perigosas à nossa saúde e ao nosso bem estar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES