Saiba quais os alimentos mais causam inchaço abdominal para você evitar

Sentir o abdômen cheio, com gases ou inchado é uma sensação que praticamente todo mundo já sentiu na vida e alguns alimentos contribuem para isso

Alguns alimentos contribuem para a sensação de barriga inchada e com gases | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sentir o abdômen cheio, com gases ou inchado é uma sensação que praticamente todo mundo já sentiu na vida. Isso é algo comum e muitos fatores podem contribuir para que isso aconteça, como comer muito, engolir ar, constipação ou até mesmo certos alimentos podem causar essa sensação de inchaço abdominal.

Existem ainda algumas condições que podem afetar o sistema digestivo e agravar ainda mais esse problema, como a síndrome do intestino irritável (SII), doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), doença celíaca e intolerância à lactose ou ao glúten. Se você tem enfrentado esse problema de inchaço após as refeições com frequência, pode ser o caso de você verificar os alimentos que anda ingerindo.

Alimentos que causam inchaço

Existem alguns que podem causar essa sensação e dependendo dos seus compromissos após as refeições, seria interessante evitá-los. É o caso, por exemplo, dos vegetais crucíferos, como brócolis, couve e repolho. Esses alimentos possuem rafinose, um tipo de açúcar que produz gases e causa inchaço. O que ajuda a melhorar a digestão, nestes casos, é cozinhar os vegetais no vapor. 

Ouro tipo de alimento que também causa inchaço abdominal são as leguminosas, como os feijões, soja, lentilhas e ervilhas. Eles são conhecidos por causar gases, após serem ingeridos, pois, apesar de serem compostos por proteínas, também contêm fibras e açúcares que dificultam a absorção pelo corpo, o que causa os gases e inchaço. 

Para tentar evitar esses efeitos indesejados, um dos caminhos é combinar as leguminosas com alguns grãos integrais que são digeridos com mais facilidade, como o arroz ou a quinoa, além de beber bastante água. Isso fará com que o corpo de adapte aos alimentos ricos em fibras, o que poderá contribuir para reduzir o inchaço.

Laticínios

Os laticínios podem ser verdadeiras bombas para quem sofre com intolerância à lactose. Para estas pessoas, qualquer pequena fatia de queijo, por exemplo, pode fazer com que elas sintam desconfortos abdominais. Isso acontece porque estas pessoas não têm as enzimas necessárias para quebrar a lactase. Nestes casos, pode ocorrer a formação de gases no trato grastrointestinal e provocar inchaço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES