Saiba quanto você precisa caminhar por dia para viver mais, segundo estudo

Estudo apontou quantos passos por dia é necessário para viver mais e reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares

Análise publicada no European Journal of Preventive Cardiology, traz resultados significativos que comprovam os benefícios da caminhada | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Lodz, na Polônia, apontou qual é a quantidade mínima de exercício necessário para manter a saúde do corpo. Muitas destas perguntas respondidas envolvem o simples ato de caminhar: quantos passos por dia, qual a distância e por quanto tempo devemos andar?

A pesquisa foi liderada pelo professor de cardiologia Maciej Banach. O estudo, que envolveu uma revisão de dados de 17 estudos prévios, incluindo 226.889 pessoas, foi encaminhado por uma média de sete anos com o objetivo de avaliar os impactos na saúde da caminhada diária. 

Quantos passos é necessário por dia para melhorar a saúde?

A análise publicada no European Journal of Preventive Cardiology, traz resultados significativos que comprovam os benefícios da caminhada no dia a dia. Para começar, o estudo revela que caminhar pelo menos 3.967 passos por dia já pode reduzir o risco de morte por qualquer causa. Além disso, dar 2.337 passos diariamente reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares.

Dado o resultado, os responsáveis pelo o estudo concluíram que mil passadas por dia reduz em 15% o risco de morte por qualquer causa. Enquanto isso, 500 pernadas diárias foram relacionadas a uma redução de 7% nas mortes por doenças cardiovasculares.

“Nosso estudo mostra que quanto mais você anda, melhor. Isso se aplica a homens e mulheres, independentemente da idade e de viver em uma região temperada, subtropical ou subpolar do mundo”, afirma Banach, em entrevista ao The Guardian.

Os jovens que deram entre 7 mil e 13 mil passos por dia apresentaram melhores resultados, de acordo com a pesquisa. Já adultos acima dos 60 anos, por outro lado, tiveram melhor resultado entre 6 mil e 10 mil pernadas diárias. Em seu extremo, o estudo constatou que andar até 20 mil passos por dia, ou cerca de 16 km, pode trazer ainda mais benefícios à saúde.Embora a pesquisa tenha oferecido uma visão rica sobre a relação entre caminhada e saúde, Banach ressaltou que ainda são necessárias mais pesquisas.

“Ainda precisamos de bons estudos para investigar se os benefícios também se aplicam a outros tipos de esforço intenso, como a corrida de maratona, e em diferentes populações de várias idades e com problemas de saúde associados”, salienta o professor Banach.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES