Saliva pode transmitir doença sexualmente transmissível, diz especialista

A especialista aponta que embora seja uma opção relativamente comum, a prática deve ser evitada

A prática de usar a saliva como lubrificante aumenta o risco de desenvolver problemas como candidíase e vaginose bacteriana | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sexóloga Danae Maragouthakis, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, viralizou no aplicativo de vídeos TikTok após afirmar que a saliva aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e pode causar assaduras. A especialista aponta que embora seja uma opção relativamente comum, a prática deve ser evitada.

“Embora a saliva esteja sempre disponível, ela não deve ser usada no lugar do lubrificante. O líquido que fica dentro da boca é rico em bactérias e enzimas que, além de decompor os alimentos, podem causar irritações na pele”, afirma Danae.

De acordo com a profissional, as enzimas da boca podem, por exemplo, desequilibrar a acidez da vagina e causar problemas no microbioma vaginal, conjunto de bactérias que combate infecções no órgão. A prática de usar a saliva como lubrificante aumenta o risco de desenvolver problemas como candidíase e vaginose bacteriana.

“A vulva é sensível à saliva, o que causa os sintomas da assadura, coceira e queimação. Os homens também não estão imunes. Na verdade, o líquido é ineficaz quando usado como lubrificante, uma vez que evapora e seca rapidamente”, explica a sexóloga.

Quando você adota o uso da saliva como lubrificante pode ainda contribuir para o desenvolvimento da gonorreia, IST quase sempre transmitida por contato sexual vaginal, oral ou anal. Há também um risco maior de herpes genital causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido através do contato da saliva com alguma área de mucosa.

“O ideal é procurar lubrificantes próprios para o sexo e evitar os produtos com muitos aditivos”, sugere Danae. Assim como não é seguro usar saliva como lubrificante, também não é aconselhável usar creme corporal, óleo de coco, vaselina e manteiga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES