Sangramento no cérebro: Entenda condição de Carlos Alberto de Nóbrega

Carlos Alberto de Nóbrega está internado desde o último sábado, 11, no Hospital Sírio-Libanês

Carlos Alberto de Nóbrega foi internado, passou por uma série de exames e ficou chocado ao constatar o sangramento no cérebro | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, de 87 anos, sofreu um acidente em sua casa de campo e precisou ser internado na Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O humorista, conhecido por seu trabalho no SBT, teve sua costela trincada e estaria com sangramento no cérebro. 

A esposa do comediante, a médica Renata Domingues, contou em entrevista que Nóbrega caiu enquanto deixava a piscina de sua casa, bateu a cabeça em uma pedra e ficou com o rosto inchado, no entanto não quis ir ao hospital de imediato. A nutróloga disse então, que o marido passou a sentir tontura no último domingo (12).

Houve a desconfiança de que se tratava de uma crise de labirintite, mas diante da possibilidade de o sintoma ter sido provocado pela queda, Renata, então, decidiu levá-lo ao hospital quase que à força. "Coloquei ele no carro meio que à força e o levei para fazer uma tomografia. Chegando lá, para a surpresa da gente, realmente tinha dois pontos de sangramento, em duas regiões do cérebro. Ele ficou muito assustado, ficou de queixo caído", relatou.

Qual a condição atual de saúde de Carlos Alberto?

De acordo com informações da assessoria do SBT, o apresentador está se recuperando bem e já apresenta uma melhora significativa. Carlos Alberto de Nóbrega ficará internado por um período para observação devido à trinca na costela e ao baque que sofreu na cabeça.

Qual tem sido o apoio a Carlos Alberto após o ocorrido?

Junto ao apresentador neste momento preocupante tem estado sua esposa, a médica Renata Domingues de Nóbrega. Ela fez questão de tranquilizar os fãs de Carlos Alberto ao postar uma frase em seu Instagram: “Tudo sob controle”, referindo-se à situação atual de seu marido na unidade médica.

O que pode ser o sangramento no cérebro?

"O diagnóstico [da hemorragia cerebral] é feito por exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e angiografia com ou sem contraste. Em outros casos o médico pode ainda solicitar punção lombar", explica o Ministério da Saúde sobre o procedimento padrão.

Apesar das generalizações, um tipo de sangramento cerebral pode ter diferentes significados, dependendo da região em que está localizado. Por isso, neurologistas e neurocirurgiões se referem a estes tipos de hemorragia pelo local exato da sua localização. Sem detalhes sobre o caso do humorista, não é ético fazer suposições.

O que pode acontecer em uma hemorragia cerebral?

O cérebro humano depende dos vasos sanguíneos para obter oxigênio e nutrientes. Quando ocorre uma hemorragia na região, o oxigênio simplesmente não chega mais ao cérebro, já que ele se perde em seu caminho. A causa costuma ser um vazamento ou uma ruptura. Além disso, "o acúmulo de sangue de uma hemorragia intracraniana ou hemorragia cerebral também pressiona o cérebro e o priva de oxigênio", explica a clínica Cleveland Clinic.

Por que o problema pode ser fatal?

Independentemente da localização, a maioria dos sangramentos costuma ocorrer de repente. A gravidade do quadro costuma estar relacionada com a localização e a dimensão do sangramento, além da quantidade de tempo que se passa entre o início do sangramento e o atendimento médico. Outros fatores, como saúde e idade, também afetam as complicações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES