Saúde na gravidez: Alimentação e bons hábitos evitam doenças e complicações

O Ministério da Saúde divulgou o protocolo Guia Alimentar para Gestantes, que explica o passo a passo para uma alimentação saudável e sobre como bons hábitos favorecem o período da gestação.

Alimentação e hábitos saudáveis evitam doenças e complicações para gestantes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher é a gravidez e sabemos que essa fase, que pode se estender até às 42 semanas, precisa ser monitorada constantemente para assegurar a saúde da mãe e do bebê. Adotar hábitos mais saudáveis são primordiais para evitar doenças mais sérias, como hipertensão, diabetes gestacional e mal estar como enjoos, azia, além do ganho de peso excessivo.

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou o protocolo Guia Alimentar para Gestantes, que explica o passo a passo para uma alimentação saudável e sobre como bons hábitos favorecem o período da gestação.

Alimentação e hábitos saudáveis evitam doenças e complicações para gestantes (Foto: Divulgação)A Estrategista de Emagrecimento, Maria Silva, que está em processo para a sua segunda gravidez, ressalta o quanto é fundamental passar por uma reeducação alimentar antes mesmo de engravidar.

Leia Mais

“Há anos tenho uma vida saudável e sempre busco me alimentar e praticar atividades para o meu bem estar. Paralelo a isso, decidi ter ainda mais cuidados com o meu corpo, por meio de uma alimentação mais rica em fibras e nutrientes, além de praticar exercícios físicos diariamente. Estou preparando meu corpo para engravidar num futuro próximo e seguir com uma gestação ainda mais segura”, frisou Maria Silva.

Saúde na gravidez: Alimentação e bons hábitos evitam doenças e complicações (Foto: Divulgação)O Guia Alimentar para Gestantes faz recomendações sobre a importância de evitar o consumo de bebidas alcóolicas, alimentos processados e, ao mesmo tempo, recomenda o consumo diário de legumes, verduras e frutas.

Maria Silva chama a atenção para o intervalo entre as refeições, que já é feito por pessoas que estão em processo de emagrecimento e o que também é reforçado pelo Guia.

“Quando estamos fazendo o acompanhando do paciente em processo de emagrecimento, recomendamos o intervalo entre uma refeição e outra, além de solicitarmos que o paciente evite o consumo de líquidos durante as refeições, assim o organismo processa os alimentos da melhor maneira possível, além de permitir que a pessoa tenha a fome saciada”, destaca.

Isso também é uma das recomendações do Guia para as gestantes. “Para gestantes que relatem desconfortos gastrointestinais, como plenitude gástrica, náuseas, vômitos e indigestão explique que esses sintomas podem ser comuns nesse período, pois existe a redução do tamanho e da motilidade do trato gastrointestinal. Nestes casos, orienta-se que se faça um maior fracionamento das refeições ao longo do dia, com três refeições principais e três pequenos lanches, baseados em alimentos in natura e minimamente processados. Modificar a consistência dos alimentos ingerindo alimentos mais macios e pastosos, não consumir líquidos durante as refeições, evitar o consumo de alimentos gordurosos, doces, picantes e com cheiros fortes e não deitar após a refeição também podem ajudar a aliviar esses sintomas”, destaca o Guia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES