Se você não usa protetor solar, você mudará de ideia após ver essa foto

Uma senhora de 92 anos usou o protetor solar só no rosto, ao longo de quatro décadas, e os efeitos vieram com o tempo.

Avalie a matéria:
Pele com e sem uso do protetor solar | C. Posch
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Certamente você sabe a  importância do uso do protetor solar, mas após ver essa foto é bem capaz de não mais viver sem ele. Uma senhora de 92 anos usou o protetor solar só no rosto, ao longo de quatro décadas, e os efeitos vieram com o tempo. 

Um estudo avaliou a pele da idosa com base numa foto dela, publicada no Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology. Segundo o autor do estudo, Christian Posch, o caso evidencia a importância de proteger o corpo todo dos raios solares diariamente.

É perceptível a diferença dos danos dos raios UV entre as áreas de rosto e pescoço.

Idosa usou protetor solar só no rosto por 40 anos e efeito é perceptível | foto: C. Posch  

Posch atua no Departamento de Dermatologia e Alergia da Escola de Medicina da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. De acordo com o pesquisador, a exposição ao sol, além de poder resultar em células envelhecidas, pode também causar danos ao DNA nas células da pele, aumentando o risco de mutações genéticas que podem dar origem ao câncer. “O acúmulo de danos no DNA é um fator de risco bem estabelecido para câncer de pele”, pontuou Posch.

O especialista ressalta que "o mais conhecido indutor" de dano ao DNA na pele é a radiação UV. Segundo o estudo, em uma idade mais jovem, nós normalmente estamos bem "equipados" para reparar esses danos, uma vez que a maquinaria de reparo no material genético é um processo biológico orquestrado, específico de cada lesão e célula, e que consome energia.

“O envelhecimento é um indutor discreto e potente de câncer de pele que precisa ser abordado sistematicamente para melhorar a prevenção no futuro”, conclui a pesquisa.

Câncer de pele

Ele lembra, porém, que o uso do protetor não é o único elemento que influencia no câncer de pele.

“Estudos epidemiológicos e dados de registros nacionais apontam que a idade avançada é o maior fator de risco para câncer de pele”, escreveu o autor. 

“Há evidências crescentes de que os processos biológicos do envelhecimento da pele, que são independentes de fatores externos, também desempenham um papel substancial na carciogênese [formação do câncer] da pele”.

Com informações de Galileu



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES