Sedentarismo aumenta em 8% o risco de desenvolver demência

Sendo assim, se você não fizer exercícios suficientes, sua chance de ter hipertensão pode aumentar em 1,6% e a demência pode aumentar em 8,1%, descobriram os pesquisadores.

Sedenarismo | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A falta de exercício aumenta o risco de contrair doenças não transmissíveis, como depressão e demência, de acordo com a análise de dados do estudo de 168 países. O estudo foi publicado segunda-feira (5) no British Journal of Sports Medicine.

A inatividade física é definida como "não fazer pelo menos 150 minutos de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa por semana ou qualquer combinação equivalente dos dois", de acordo com o relatório.

Inatividade física é prejudicial ao corpo e à mente (Foto: Getty Images)

Sendo assim, se você não fizer exercícios suficientes, sua chance de ter hipertensão pode aumentar em 1,6% e a demência pode aumentar em 8,1%, descobriram os pesquisadores.

O estudo também observou os níveis de renda de cada município (classificado como baixo, médio ou alto) e constatou que, à medida que a renda aumenta, também aumenta a inatividade física.

Isso pode ser atribuído ao aumento nas amenidades a que as pessoas têm acesso, disse o autor do estudo Peter Katzmarzyk, professor e diretor executivo associado de ciências populacionais e de saúde pública no Pennington Biomedical Research Center da Louisiana State University em Baton Rouge.

 “O acesso aos veículos aumenta, o transporte ativo diminui e o acesso e o uso de dispositivos aumentam”, disse Katzmarzyk.

As pessoas estão mais propensas ao uso de veículos para transporte em vez de caminhar ou andar de bicicleta, disse Fiona Bull, chefe da unidade de atividade física da Organização Mundial de Saúde, que não participou do estudo.

Os governos precisam investir em infraestrutura, disse ela, como áreas para caminhadas e ciclismo, bem como espaços públicos abertos para que as pessoas possam desfrutar de estar ao ar livre.

Maneiras de aumentar seu nível de atividade

Manter-se ativo é importante para manter seu corpo funcionando na capacidade ideal, disse Dana Santas, especialista em saúde fitness. Ela comparou longos períodos de inatividade física a um carro parado por meses e depois não consegue dar a partida.

Fortaleça seu coração como um atleta profissional

"Assim como aquele carro, seu corpo precisa de manutenção, o que inclui acelerar regularmente o motor", disse Santas, que é treinadora de mobilidade em esportes profissionais e autora de best-sellers.

Para aumentar seu nível de atividade física, recomenda-se ser fisicamente ativo por 10 a 15 minutos por dia para começar. Algumas pessoas acham que precisam se exercitar por uma hora, disse ela, mas se exercitar apenas 11 minutos por dia pode aumentar sua expectativa de vida.

Ela também recomendou exercícios simples com peso corporal, como agachamentos, caminhadas e flexões - todos os quais podem ser feitos sem pisar na academia.

Movimente-se (Foto: Getty Images)

Também é uma boa ideia tentar se manter ativo durante todo o dia, disse Stephanie Mansour, que é a apresentadora de "Step It Up With Steph" na PBS. Ela sugeriu definir alarmes no telefone a cada hora, ou três vezes ao dia para começar, como um lembrete para se levantar e se espreguiçar.

Enquanto escova os dentes ou espera a água ferver no fogão, Mansour disse que você pode facilmente fazer alguns exercícios fazendo 10 agachamentos. Uma rotina de alongamento pela manhã e à noite também pode ajudar as pessoas a aumentar o nível de atividade, disse ela.

"Ser ativo e fazer coisas como ficar em pé, alongar, caminhar, fortalecer e usar nossos músculos, e fazer com que nossos corações batam por meio de exercícios cardiovasculares, tudo ajuda nosso corpo a funcionar de maneira ideal", disse Mansour.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES