SEM DOR: Saiba dicas para fazer exercícios físicos e emagrecer mais rápido

Com técnica adequada e execução correta, você aumenta o gasto calórico, acelerando a perda de peso

Profissional de educação física ressalta cinco dicas importantes proteger o corpo de possíveis lesões | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sente que as dores na hora de realizar um exercício atrapalha seu desempenho? Ou então você que começou a adotar uma rotina de exercícios físicos mas morre de medo de se lesionar? A educadora física Joicy Vanessa compartilhou com o site Terra suas melhores dicas sobre como evitar lesões durante a prática da atividade física. A seguir, confira 5 dicas valiosas para proteger seu corpo e permitir que você aproveite ao máximo seus treinos.

A profissional enfatiza a importância de conhecer o próprio corpo, antes de dar o primeiro passo em direção aos objetivos em relação a exercícios físicos. Antes de tudo, tenha em mente que cada indivíduo é único, com diferentes níveis de condicionamento físico, força e flexibilidade. "Ao se familiarizar com suas limitações e pontos fortes, você poderá adaptar seus treinos e evitar movimentos ou exercícios que possam representar um risco maior para o seu corpo. Escute o seu corpo e respeite os seus limites", recomenda a educadora física.

1. Aquecimento é crucial

Um aquecimento adequado é o segredo para preparar seu corpo para a ação. De acordo com a especialista, com exercícios dinâmicos e alongamentos suaves, você aumentará o fluxo sanguíneo, melhorará a flexibilidade e reduzirá o risco de lesões. "Não pule essa etapa crucial e desfrute de treinos mais seguros e eficazes", enfatiza.

2. Forma correta e técnica adequada

Não adianta querer levantar os pesos mais pesados ou fazer exercícios avançados se sua técnica estiver comprometida. Vanessa destaca a importância de manter uma postura correta e executar os movimentos com a técnica adequada. Isso não apenas maximiza os benefícios do exercício, mas também reduz o risco de lesões. 

3. Progressão gradual

A progressão gradual nos treinos é de suma importância. Isso porque aumentar a intensidade, a carga ou o volume de treinamento de forma progressiva e consistente é fundamental para evitar sobrecargas e lesões. "Seu corpo precisa de tempo para se adaptar e fortalecer gradualmente. Não tenha pressa e dê ao seu corpo a chance de se desenvolver de maneira segura e saudável", destaca a profissional.

4. Descanso e recuperação

A recuperação adequada é igualmente essencial, assim como o treinamento. Joicy Vanessa ressalta a importância de incluir dias de descanso em sua rotina e de permitir que seu corpo se recupere entre os treinos. "Descanso suficiente, sono de qualidade e técnicas de recuperação, como alongamentos suaves e massagem, são fundamentais para evitar o esgotamento e lesões causadas pelo excesso de treinamento. Cuide do seu corpo e ele cuidará de você", afirma.

5. Escute os sinais de alerta

O corpo é sábio e sempre nos envia sinais de alerta quando algo não está certo. Portanto, é importante se manter atento a esses sinais. Se você sentir dor intensa, desconforto persistente ou qualquer sensação incomum durante o exercício, pare imediatamente e busque orientação profissional, pois ignorar esses sinais pode levar a lesões mais graves. 

"A sua saúde e segurança vêm sempre em primeiro lugar", destaca Joicy. "Ao adotar essas precauções, você estará construindo uma base sólida para uma jornada fitness segura e gratificante. Aproveite seus treinos com confiança, sabendo que você está protegendo seu corpo e maximizando seus resultados. Previna lesões, alcance seus objetivos e desfrute de uma vida ativa e saudável", conclui a especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES