Semana Santa: conheça os super benefícios destes peixes para a saúde

Em alguns dias da Semana Santa as famílias optam por não consumir carne vermelha, que é trocada pelo peixe

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Semana Santa e, sobretudo, a Páscoa é um período importante para muitos. Algumas tradições são seguidas e passam de geração a geração, principalmente na alimentação, em que famílias optam por não consumir carne vermelha na Sexta-feira Santa. Neste dia, o peixe é o alimento mais consumido. E o que não faltam são opções para incrementar o cardápio.

O peixe domina os cardápios da Semana Santa no Brasil (Foto:Carlos Andre Santos / Shutterstock.com)

Cavalinha (peixe)

A nutricionista Patrícia Bertolucci trouxe algumas dicas em entrevista para o site Minha Vida e a primeira delas é a cavalinha. Este é um peixe, segundo a profissional, com pouca gordura nociva e é uma excelente fonte de ômega 3, dentre seus benefícios está a proteção das artérias contra problemas cardiovasculares, além de ajudar a combater inflamações.

Sardinha

A sardinha é um dos pescados mais acessíveis para o bolso do brasileiro e não é por ser barato que tem poucas qualidades. A nutricionista explica que, dentre as vantagens da sardinha está o fato de ele ser um alimento de fácil digestão, além disso é uma excelente fonte de minerais e vitaminas A e D, que se mantêm íntegras mesmo na conserva.

Truta

A truta também é uma ótima opção de alimento para compor o cardápio da Semana Santa. "O peixe apresenta também ácidos graxos ômega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim (LDL), nocivo ao coração" explica a nutricionista, Patrícia Bertolucci,

Linguado (peixe)

O linguado é queridinho e já se tornou um clássico nos cardápios de restaurantes especializados em frutos do mar. Uma das explicações para esta preferência é o fato de sua carne ser muito saborosa. "Tem baixo teor de gordura e altos níveis de iodo, proteína e selênio e vitamina E", explica Patrícia Bertolucci. 

Bacalhau

Poucos pratos têm mais a cara da Semana Santa do que aqueles à base de bacalhau. Suas qualidades são inúmeras, sendo considerado um peixe rico em ferro, fósforo, magnésio e em vitaminas A, E, D, B1 e niacina. Além disso, ele é de fácil digestão. "Uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides", completa Patrícia. 

Salmão

O salmão também um peixe cheio de benefícios para a saúde de quem o consome, sendo riquíssimo em ômega 3, possui sabor delicado e coloração bastante característica, proporcionando versatilidade em preparações culinárias. "Os benefícios do salmão não se limitam somente à presença do ômega 3. O peixe também é fonte de vitamina A, D e minerais como o selênio e magnésio", explica a nutricionista Clarissa Fujiwara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES