Seriguela: origem e os principais benefícios da fruta para a saúde

O consumo pode ajudar a prevenir distúrbios intestinais e até reduzir a incidência de câncer de cólon

Seriguela | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fruta de árvore que pode alcançar até sete metros de altura, a seriguela (Spondias purpurea L.) possui 18 espécies, com seis delas sendo encontradas no Brasil. Ela é nativa da América Central e de fácil adaptação a climas tropicais, áridos e semiáridos. 

Muito comum na região nordeste, a fruta é rica em vitamina C e fibras alimentares. O consumo pode ajudar a prevenir distúrbios intestinais e até reduzir a incidência de câncer de cólon. 

Como se escreve? 

Uma curiosidade sobre a fruta, e que com certeza já levantou debates, é a sua grafia. Seriguela, siriguela, ceriguela ou ciriguela?  Não existe uma forma oficialmente correta de se escrever o nome. A grafia muda conforme cada país ou região de cultivo. 

O único ponto comum sobre a escrita é o nome científico Spondias purpurea, pertencente à família Anacardiaceae, da ordem Sapindales. O fruto é ainda chamado de ameixa-da-espanha, cajá vermelho, ciroela, jocote e ciruela mexicana

Quais os benefícios da siriguela para a saúde .

Benefícios 

Rica em fibras alimentares e fonte de vitamina C, a seriguela é aliada contra a constipação, previne hemorroidas e contribui também no tratamento da obesidade, além de ajudar a reduzir o colesterol ruim.

O consumo da fruta ainda é benéfico na regulação da glicemia no sangue, além de diminuir risco de doenças cardiovasculares. 

A fruta possui ainda uma série de nutrientes como cálcio, ferro, zinco e tiamina.

Veja alguns benefícios para a saúde: 

-Por ser fonte de vitamina C (ácido ascórbico), o fruto contribui no aumento da absorção e utilização do ferro não heme, combatendo a anemia; é um cofator para enzimas envolvidas na biossíntese do colágeno, hormônios adrenais, carnitina e de neurotransmissores, participa do processo da inativação de radicais livres (como antioxidante) e contribui no processo de cicatrização tecidual.

-Em relação à composição fitoquímica, estudos mostram a presença de diferentes compostos fitoquímicos nas cascas e sementes de seriguelas, entre eles flavonoides, catequinas, cumarinas, triterpenoides, esteroides, saponinas, entre outros. Os diversos compostos presentes e as propriedades nutricionais que o consumo diário oferece à saúde fazem desse fruto importante aliado da dieta.

-Os compostos bioativos (compostos fenólicos) presentes no fruto são capazes de auxiliar no equilíbrio de processos oxidativos biológicos, exibindo efeitos protetores em doenças não transmissíveis, como câncer.

A seriguela é vastamente encontrada nos países tropicais, desde o sul do México até o Brasil 

Quando é a época da seriguela? 

A época da seriguela se inicia no fim da primavera, com colheita no nordeste do Brasil entre os meses de dezembro e março. 

Segundo a professora e nutricionista Aline Sobreira, um dos maiores polos de produção da fruta é na região do Cariri cearense

O período de frutificação difere em outros países. No México, por exemplo, a produção ocorre durante todo o ano, com a variedade red mombin sendo produzida de setembro a outubro, no fim da estação chuvosa.

Qual o sabor da seriguela?

De sabor doce e agradável, a seriguela é aromática, ácida e suculenta, segundo define a nutricionista Aline Sobreira.

Origem 

Originada na América Central, a seriguela atualmente é vastamente encontrada nos países tropicais, desde o sul do México até o Brasil. O pé de seriguela ainda tem ocorrência, em menor escala, em algumas regiões da África e da Ásia. 

Conforme Aline Sobreira, a fruta é muito tradicional em território mexicano, desde a época da colonização europeia. 

A espécie de adaptou satisfatoriamente às condições climáticas do Brasil, do Equador, da Colômbia e do Peru, por exemplo. 

O que fazer com a seriguela

Pela qualidade dos frutos, é possível produzir uma série de alimentos e bebidas derivadas da seriguela. Além do suco, que pode ser feito naturalmente ou por meio da polpa, algumas variações são geleias, molhos, bebidas como licor e vinho e até sobremesas. 

A nutricionista Aline Sobreira explica que a seriguela, quando madura, se torna perecível muito rápido. Para um melhor aproveitamento da fruta, é recomendado o congelamento após higienização prévia. 

Suco 

Para fazer o suco da seriguela natural é preciso levar as frutas com água gelada e bater no liquidificador até que seja formada uma bebida homogênea.

Há a opção de coar o líquido após o batimento, para separar o suco das sementes. Aline Sobreira comenta que o preparo da bebida pode ser realizado também com leite de soja, avelã ou arroz, a fim de incrementar o valor nutricional. 

A importância da siriguela 

Como tirar a polpa? 

A retirada da polpa de uma fruta ocorre por meio de um processo chamado despolpamento. Para realizar a despolpa da seriguela é preciso fazer uma seleção prévia, além de higienização do fruto, de modo a investigar se há possíveis detritos animais ou vegetais.  

Após essa etapa, é feito descascamento da fruta e a retirada da semente, que pode ser de forma manual, com o uso de peneiras, ou mecânica.

Com a polpa desintegrada, é preciso recolhê-la em recipientes limpos (aço inoxidável, por exemplo). O produto é então acondicionado e colocado em embalagens específicas ou então uma dosadora de quantidades para, depois, realizar o congelamento. 

Engorda?

O exagero no consumo da fruta, assim como o de qualquer alimento. pode contribuir para o aumento de glicemia e de peso, devido ao valor calórico.

A ingestão da seriguela associada à prática de exercícios físicos regulares e ao equilíbrio na alimentação contribuem para melhora na saúde e perda de peso. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES