Seus olhos podem entregar o derrame uma semana antes de acontecer; entenda

O derrame silencioso pode se manifestar em pessoas jovens e com um padrão de vida bastante ativo

Cerca de 100 mil pessoas morrem em decorrência de um derrame — aproximadamente 1 morte a cada 5 minutos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame, é uma interrupção no fluxo sanguíneo do cérebro. Ele acontece quando um vaso sanguíneo se rompe (AVC hemorrágico) ou há algum tipo de obstrução nos vasos, seja por coágulos, seja por placas de gordura (AVC isquêmico).

Além disso, o AVC é a segunda principal causa de óbitos no Brasil. Por ano, cerca de 100 mil pessoas morrem em decorrência de um derrame — aproximadamente 1 morte a cada 5 minutos, de acordo com o Ministério da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 a cada 6 pessoas terá um AVC ao longo da vida. 

índices tão alarmantes reforçam a importância para o conhecimento dos sintomas, por mais que seja considerado uma doença silenciosa, existem sinais que podem alertar do perigo iminente. Como exemplo os olhos, que podem apontar a possibilidade de um acidente vascular cerebral

Mas como os olhos antecipam um derrame?

Algumas pessoas podem apresentar alterações na visão de um dos olhos nos dias ou semanas que antecedem o AVC. Estudos demonstraram que até 43% dos pacientes com AVC apresentam sintomas de ataque isquêmico transitório (AIT), ou miniAVC, até uma semana antes de terem um ataque isquêmico total.

O que torna os AITs um importante precursor de um acidente vascular cerebral grave e sugere que os pacientes que apresentam sintomas devem ser examinados imediatamente por um médico. Os sintomas do AIT raramente duram mais de 24 horas, mas alguns relatos descrevem sintomas de longa duração.

O principal sintoma é a perda repentina de visão em um olho, às vezes sem dor. A condição recebe o termo médico de “amaurose fugax”. As pessoas podem notar uma área escura ou sombra na visão que afeta a metade superior ou inferior do campo visual. É como se fosse uma cortina descendo verticalmente no campo de visão de um dos olhos.

Outros sinais para ficar em alerta

O minAVC pode ocorrer repentinamente e acontece quando a passagem de sangue para o cérebro é interrompida por um curto período de tempo. Os sintomas incluem:

  • Rosto – o rosto pode cair de um lado, a pessoa pode não conseguir sorrir ou a boca pode ter caído e a pálpebra pode cair;
  • Braços – a pessoa pode não ser capaz de levantar os dois braços e mantê-los lá por causa da fraqueza ou dormência em um braço;
  • Fala – a pessoa podem pronunciar a fala de maneira inarticulada ou distorcida, ou não conseguir falar apesar de parecer estar acordada.

Se você perceber que está com mais de um desses sintomas, é importante procurar ajuda médica. Se o diagnóstico for feito de maneira rápida, o tratamento será mais bem-sucedido, e maiores serão as chances de recuperação completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES