Sinais e sintomas comuns de pressão alta para você ligar o alerta

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pressão alta ou hipertensão arterial é uma condição crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, acima de 140x90 mmHg. Essa é uma doença que costuma ser silenciosa e, por isso, a maioria das pessoas não apresentam sintomas, em outras é possível perceber alguns sinais que mostram que é hora de ligar o alerta.

Segundo o site do Ministério da Saúde, os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito. Neste caso, o paciente pode sentir dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Há ainda casos de sensação de pulsações no pescoço ou na cabeça

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

O diagnóstico deste problema costuma ser simples. Medir a pressão regularmente é a única maneira de saber se você sofre com hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

É preciso não descuidar desse cuidado, afinal a pressão alta pode acarretar problemas graves. Ela é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Segundo o site do Ministério da Saúde, no Brasil, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão.

A melhor maneira de se cuidar e prevenir a hipertensão arterial é levar um estilo de vida saudável. Diante disso, ações como  fazer uma dieta equilibrada e com pouco sal, evitar o excesso de peso corporal, fazer exercício físico regular, 3 a 5 vezes por semana e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas são atitudes que ajudam muito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES