Sinal de problema no fígado que se manifesta no cabelo

Geralmente, os sinais de doença hepática demoram a aparecer, mas é importante ficar atento a cada um deles

O fígado precisa de cuidados para se manter saudável | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado tem um importante papel na saúde do corpo, com isso é essencial que estejamos sempre atentos a qualquer sinal de que algo não vai bem com este órgão. De acordo com o Serviço de Saúde Nacional Britânico, citado pelo Mirror, a queda de cabelo pode ser um sinal precoce de problemas no fígado.

Apesar de serem problemas extremamente perigosos quando estão em um quadro avançado, as doenças hepáticas costumam ser silenciosas, sem apresentar qualquer sintoma, dificultando um diagnóstico precoce. Por isso, é preciso ficar atento a qualquer sinal que possa indicar esse tipo de problema e buscar ajuda médica.

Primeiros sinais

A queda de cabelo, por si só, pode indicar uma série de outros problemas e nem sempre será doença hepática, mas existem outros sintomas aos quais também é importante estar atento. Segundo o Ministério da Saúde, os primeiros sinais e sintomas de problemas no fígado são a dor abdominal do lado direito e a barriga inchada. 

Além desses sintomas, podemos perceber ainda cor amarelada na pele e nos olhos, enjoos ou tonturas com muita frequência, urina amarela com cheiro forte ou escura, surgimento de hematomas após pancadas leves, fezes de cor amarelada, esbranquiçada ou cinzenta, cansaço sem razão aparente e falta de apetite.

Como prevenir 

Para manter o funcionamento correto do fígado, evitando danos irreversíveis, é importante tomar alguns cuidados, como seguir uma dieta saudável; evitar bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas, que ajudarão a manter o peso ideal e a evitar complicações como diabetes, colesterol alto e obesidade. Além disso, é importante não tomar medicamentos em excesso e sem orientação médica, além de anabolizantes.

A importância do fígado

O fígado é a maior glândula do corpo humano e desempenha diferentes funções, que são fundamentais para o funcionamento do organismo. Entre elas, podemos destacar a eliminação de toxinas; o armazenamento de vitamina e minerais; o metabolismo de medicamentos; produção de proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile e regulação da coagulação sanguínea.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES