Síndrome de Ménière: Conheça condição que fez Mariana Rios perder a audição

A apresentadora Mariana Rios revelou possuir a condição rara, também conhecida como hidropisia endolinfática,

Mariana Rios perdeu 30% da audição no ouvido esquerdo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já teve dificuldade em ouvir sons, ou outros sintomas, como zumbido e a sensação de pressão nos ouvidos? Uma das causas pode ser a Síndrome de Ménière, uma patologia que acomete indivíduos de qualquer idade. A perda auditiva em seus mais variados graus é um dos principais problemas que levam as pessoas aos consultórios de otorrinolaringologia. 

Na última semana, a apresentadora Mariana Rios revelou possuir a condição rara, também conhecida como hidropisia endolinfática, que provoca zumbido no ouvido e, em casos mais graves, perda de audição. Em entrevista ao Vênus Podcast, Mariana disse que teria adquirido a doença por conta do estresse e que precisa tomar remédio diariamente. Além disso, ela contou que teve cerca de 30% de perda auditiva no ouvido esquerdo e ainda comentou sobre os sintomas que sofre. 

"Não tem o que fazer, não tem cura. E eu tenho sempre que monitorar para não piorar e me policiar para não ter picos de estresse, senão eu posso perder ainda mais a audição", disse. A doença rara atinge, em média, de 46 a 200 pessoas a cada 100 mil indivíduos no Brasil (dados da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia). A faixa etária está entre os 20 e 50 anos e as mulheres apresentam maior predisposição.

Mas, afinal, o que é a doença de Ménière?

De acordo com o médico otorrinolaringologista Alexandre Colombini, a Síndrome de Ménière é uma doença rara e sem cura que acomete o labirinto, estrutura responsável pela audição. As causas corretas ainda não são completamente esclarecidas, no entanto um líquido que fica dentro da cóclea aumenta, o que pode gerar uma maior pressão causando o início dos sintomas. “Algumas possíveis causas apontadas por estudos são alterações metabólicas, intolerâncias alimentares, doenças autoimunes e causas genéticas", explica o especialista.

Os sintomas mais comuns são: perda de audição flutuante (que pode voltar após alguns minutos ou horas); episódios de vertigem; sensação de ouvido tapado; náuseas e vômitos. Embora seja uma doença sem cura, existem alguns tratamentos para amenizar os sintomas, como remédios diuréticos e uma dieta com menos sódio. Além disso, a prática de exercícios, sono regular, práticas para reduzir o estresse e a diminuição de cafeína e álcool podem colaborar para o controle dos sintomas.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?

O diagnóstico, de acordo com o otorrinolaringologista da Unimed Sul Capixaba, Carlos Eduardo Dilen, é baseado nos sintomas relatados pelo paciente e em uma avaliação médica completa em consultório. Além disso, como explica o especialista, exames audiométricos podem ser realizados para avaliar a audição. Testes para avaliar a função do equilíbrio e exames de imagem, como ressonância magnética, para excluir outras possíveis causas dos sintomas, também podem ser solicitados.

"É de fundamental importância entender a causa para tratá-la. No caso de estresse, por exemplo, enquanto não buscar formas de ter mais qualidade de vida, o problema pode persistir e até piorar, mesmo com tratamento em curso", disse. De acordo com o médico, durante o tratamento, o paciente pode ter uma dieta com restrição de sal e medicamentos para controlar a vertigem e os sintomas associados.

"Em alguns casos, podem ser indicadas terapias de reabilitação para melhorar o equilíbrio e, em casos mais graves, intervenções cirúrgicas, como a descompressão endolinfática seletiva", disse. O otorrinolaringologista explica ainda que, embora não haja uma medida preventiva definitiva para a síndrome de Ménière, algumas estratégias podem ajudar a reduzir o impacto dos sintomas na qualidade de vida.  "Isso inclui evitar alimentos ricos em sal, cafeína e álcool, gerenciar o estresse, adotar uma dieta saudável e equilibrada, e evitar fatores que possam desencadear ou agravar os sintomas, como exposição a ruídos intensos ou situações de grande estresse emocional", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES