Síndrome de Patau: Conheça doença rara que atinge filho de Zé Vaqueiro

Apenas 2,5% dos fetos com essa trissomia nascem vivos, sendo uma das principais causas de aborto espontâneo no primeiro trimestre de gravidez

A síndrome de Patau tem origem no gameta feminino e ocorre devido à não disjunção dos cromossomos durante a anáfase 1 da meiose. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana o cantor Zé Vaqueiro falou pela primeira vez sobre o seu filho caçula, Arthur, que nasceu com uma condição rara de saúde, a Trissomia do Cromossomo 13. O cantor agradeceu o apoio dos fãs e atualizou o estado de saúde do bebê. 

"Quero muito agradecer o carinho e respeito que tiveram com a minha família. Principalmente ao Arthur. Nós estamos todos os dias visitando e ele está bem. É uma síndrome rara, mas o quadro dele, graças a Deus, está estável na UTI", contou. O artista ainda explicou que a síndrome é bem delicada e pediu para que os fãs continuassem as orações. "Peço que continuem [orando], porque Deus está no controle desta situação e ele sempre quer o melhor para nós", completou Zé. 

O que é a Trissomia do Cromossomo 13?

Conhecida como síndrome de Patau, a doença é caracterizada por uma trissomia do cromossomo 13. Normalmente, existe a presença de apenas 2 cromossomos 13, por isso, o cromossomo extra pode gerar malformações no sistema nervoso. A primeira descrição da doença ocorreu na década de 1960, pelo geneticista humano Klaus Patau. Ela pode ser classificada como um acidente genético, no qual há um cromossomo a mais em um certo organismo — por isso o nome trissomia, que faz referência ao número três.

 Essa anomalia também pode ser conhecida como síndrome Bartholin-Patau, pois o médico, matemático e teólogo dinamarquês Thomas Bartholin chegou a descrevê-la em 1956, pelo quadro clínico de algumas crianças que tinham malformações.  Normalmente, os seres humanos apresentam 46 cromossomos repartidos em 23 pares de 2 cromossomos. A trissomia acontece quando o indivíduo apresenta 3 cromossomos no grupo 13. Ela é originada logo no óvulo da mãe por não haver uma disjunção desses cromossomos.

Sua incidência é mais comum em crianças do sexo feminino, na proporção de 1 a cada 7.000 nascimentos. Essa síndrome é uma das principais causas de aborto espontâneo – estima-se que apenas 2,5% dos fetos com a síndrome de Patau conseguem passar dos nove meses de gestação.

Sintomas

As principais características físicas e fisiológicas da Síndrome de Patau são:

  • Malformações graves do sistema nervoso central, como arrinencefalia (malformação do cérebro);
  • Baixo peso ao nascimento;
  • Defeitos na formação dos olhos ou ausência dos mesmos;
  • Problemas auditivos;
  • Anormalidades no controle da respiração;
  • Fenda palatina e/ou lábio leporino;
  • Rins policísticos;
  • Malformação das mãos;
  • Defeitos cardíacos congênitos;
  • Defeitos urogenitais;
  • Polidactilia.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES