Síndrome do olho seco: saiba os fatores de risco e atenção aos cuidados

O diagnóstico deve ser realizado pelo médico oftalmologista e o tratamento vai depender da causa.

Walda Eulálio Santos recomenda cuidados especiais para a síndrome do olho seco | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sofre de olho seco? Irritação ocular, sensação de areia dentro do olho, dor nos olhos e lacrimejamento podem ser sintomas de ressecamento ocular. As causas podem ser inúmeras e vários são os fatores de risco para a chamada síndrome do olho seco.

É o que explica a médica oftalmologista Walda Eulálio Santos, especialista em retina. "Pacientes do sexo feminino, exposição ambiental, uso contínuo de computador, uso de lentes de contato, síndrome de sjogren, diabetes, rosácea, infecção viral, tireodeopatias, condições psiquiátricas, envelhecimento, terapia de reposição hormonal e pterígio podem ser fatores determinantes para a condição", afirma. 

Walda Eulálio Santos recomenda cuidados especiais para a síndrome do olho seco. Crédito: Divulgação.

O diagnóstico deve ser realizado pelo médico oftalmologista e o tratamento vai depender da causa. "Pode incluir desde lubrificantes e gel tópicos. Em casos mais graves podem necessitar de imunossupressores, verificar oclusão do ponto lacrimal e cirurgias palpebrais! Fique atento aos sinais e procure um especialista", recomenda Walda Eulálio Santos.

A síndrome do olho seco pode estar associada à fadiga visual digital. A tal 'síndrome de zoom' é impulsionada pelas telas com luminosidade forte, como celulares, tablets e televisores. "Além disso, o home office e uma sequência de reniões virtuais também podem acentuar o problema. A recomendação é fazer um 'detox' visual, evitando o uso de telas. Os livros e revistas estão liberados", considera Walda.

A médica recomenda que consultas oftalmológicas pelo menos uma vez ao ano são essenciais para manter a saúde visual. No caso de pacientes idosos, o melhor é buscar o especialista a cada seis meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES