Sintoma de câncer que atrapalha o seu sono; fique atento

Se você é uma daquelas pessoas que acorda várias vezes para urinar durante a noite, esse pode ser um sinal de alerta

Levantar para urinar várias vezes à noite pode ser sinal de câncer de próstata | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você é uma daquelas pessoas que acorda várias vezes para urinar durante a noite, esse pode ser um sinal de alerta. Essa condição, conhecida como nictúria, pode ser um sintoma de câncer de próstata. Esse câncer é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

O centro médico acadêmico sem fins lucrativos, Cleveland Clinic, esclarece que a nictúria é um sintoma comum na fase avançada do câncer de próstata. O motivo de isso acontecer é por que o tumor pressionar a uretra, o que dificultada a micção e como consequência obriga a pessoa a ter que urinar de forma mais frequente.

De acordo com estudos, esse sintoma foi identificado em 25% dos casos de câncer de próstata. Além disso, é possível que a nictúria aconteça como efeito colateral do tratamento de radiação para o câncer. Além dessa condição, existem outros sintomas do câncer de próstata, como a sensação de que a bexiga não fica completamente vazia, esforço e dor ao urinar, sangue na urina e ejaculação dolorosa.

Câncer da terceira idade

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

A maioria desses tumores cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. No entanto, em alguns casos, os tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. 

Diante disso, é necessário que se busque atendimento médico para um diagnóstico preciso, assim que se perceba sinais desse tipo de câncer. E para que se inicie o tratamento correto. Vale lembrar que, assim como qualquer tipo de câncer, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de um tratamento com resultado positivo para o paciente, assim como as chances de cura.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES