Sintoma menos conhecido do Alzheimer pode ocorrer durante o volante

Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números de pessoas com a doença poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população

Atualmente, 50 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com Alzheimer | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência com mais de 1,2 milhão casos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Um dos principais sintomas do Alzheimer é a perda de memória progressiva, já que a doença afeta partes importantes do cérebro. Embora alguns sinais são mais esperados, a condição pode manifestar sinais menos conhecidos, muitas vezes não relacionados à doença.

A dificuldade em perceber a cor ou o contraste enquanto você assume a direção de um volante, é um desses sinais pouco conhecidos. Segundo o Alzheimer’s Association, para algumas pessoas, ter problemas de visão é um sinal de Alzheimer. Isso pode levar a dificuldade de equilíbrio ou problemas de leitura. Mas também podem ocorrer problemas para avaliar a distância e determinar a cor ou o contraste, causando problemas ao dirigir.

É necessário estar atento a esses problemas de visão, pois não devem  ser confundidos com alterações na visão relacionadas à idade ou cataratas. Uma pesquisa recente da Alzheimer’s Society revelou que apenas um em cada três indivíduos informa seus médicos sobre os sintomas de demência experimentados por eles ou por seus entes queridos no primeiro mês.

Geralmente, a maioria das pessoas que são acometidas por essa condição permanece em silêncio, principalmente porque não têm certeza de quais sintomas são indicativos de demência e quais são simplesmente parte do envelhecimento normal. A pesquisa, que envolveu 1.100 participantes, indicou que 33% dos indivíduos guardam suas preocupações para si mesmos por mais de um mês.

A pesquisa também descobriu que apenas 15% das pessoas abordam o problema imediatamente, enquanto 11% admitiram nunca levantar suas preocupações, mesmo depois de perceber o primeiro sintoma. Se você está suspeitando de Alzheimer e preocupa-se com o estado da sua memória, o ideal é consultar um médico para avaliar sua saúde. 

Como é feito o diagnóstico de Alzheimer? 

O diagnóstico do Alzheimer é feito com base na avaliação clínica do paciente, sintomas relatados pela própria pessoa e/ou familiares, exame físico, testes específicos para avaliar funções cerebrais e exames de imagem. A ressonância magnética do crânio é uma importante ferramenta no diagnóstico do Alzheimer, capaz de detectar alterações nas estruturas do cérebro que indicam o início da doença. A tomografia computadorizada do crânio também pode ser usada para estudar detalhes do tecido cerebral e detectar lesões que indicam a presença do problema, além de excluir outras hipóteses que podem causar sintomas semelhantes. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES