Sintomas que revelam um alto nível de açúcar no sangue

A elevação do nível de açúcar no sangue é responsável pelo surgimento do diabetes

Alguns sintomas podem ser um sinal de alerta para o aumento de açúcar no sangue | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A elevação do nível de açúcar no sangue é responsável pelo surgimento do diabetes, que costuma afetar o sistema nervoso do paciente e acarreta um prejuízo à função dos nervos. Isso pode levar o corpo a apresentar algumas dores, às quais é necessário que se fique atento para que se possa impedir o avanço do diabetes e tratá-lo rapidamente

Por desaparecerem por conta própria, muitas vezes essas dores são ignoradas, o que pode impedir que se busque um tratamento adequado de forma precoce. Para ajudar a ficar atento, nós trouxemos uma lista com algumas destas dores que merecem atenção. Uma dessas são as cãibras nas pernas, que é um sintoma frequente de pessoas com diabetes. Isso se dá por causa de danos nos nervos das pernas, a neuropatia diabética.

Dor nas costas

De acordo com estudos, pessoas que sofrem com diabetes têm um risco bem maior de ter dores musculoesqueléticas, como dores no pescoço e nas costas, que podem ser insuportáveis, às vezes. No entanto, a relação entre o diabetes e a dor musculoesquelética não é totalmente clara. Em teoria, o diabetes e dor nas costas têm fatores de risco comuns, como sobrepeso, falta de atividade física ou fatores predisponentes, como inflamação sistêmica de baixo grau.

Dor nas pernas

Quando o paciente apresenta dor intensa nas pernas é um sinal de que o nível de açúcar no sangue está em níveis acima dos normais e aceitáveis. Essa é uma dor que difere bastante daquela que sentimos quando estamos machucados ou feridos. Parece desconforto e dores curtas e dolorosas por dentro.

Sensibilidade ao toque

A neuropatia diabética causa sensibilidade ao toque e, graças a ela, algumas pessoas podem ter sensibilidade até mesmo ao toque mais leve, podendo sentir desconforto até mesmo com o contato com o lençol. Os danos nos nervos periféricos afetam as mãos, pés, pernas e braços, e é o tipo mais comum de dano nos nervos para pessoas com diabetes.

Diabetes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES