Sinusite pode levar à morte: veja quais os sinais de agravamento da doença

A sinusite é um dos quadros mais comuns entre as doenças infecciosas de vias aéreas e parece um problema simples, mas pode se agravar

Sinusite precisa de cuidados desde o início para não se agravar | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sinusite é um dos quadros mais comuns entre as doenças infecciosas de vias aéreas e parece um problema simples, mas pode se agravar, caso seja mal curada. Neste caso, ela pode até mesmo levar o paciente a óbito, segundo o alerta do médico otorrinolaringologista do Alfa Instituto de Comunicação e Audição, Fernão Bevilacqua.

De acordo com o especialista, caso não receba o tratamento adequado, a sinusite pode acarretar uma série de complicações. "O paciente apresenta alteração olfatória, secreção, dor na face, que pode evoluir para uma celulite na face (processo infeccioso inflamatório no tecido subcutâneo)", alerta o médico. 

Este problema pode pode ainda se agravar e chegar aos vasos profundos do crânio, responsáveis por levar a irrigação para o cérebro. "Pode atravessar a lâmina papirácea que separa a órbita e causar alterações visuais, e levar até a cegueira. Então, um quadro de sinusite complicada é um quadro muito grave que precisa de toda atenção, internação e antibióticos. É um quadro que precisa de muita atenção médica", reforça o especialista, em entrevista ao Terra.

Sinais do agravamento da sinusite

Segundo o médico, alguns sintomas podem indicar que a sinusite se agravou, e, nestes casos, é necessário atenção médica com urgência. Dentre os sintomas de agravamento, estão: Febre alta;   Inchaço no rosto ou em volta dos olhos; Alteração na cor da pele (onde dói na face) e  Cheiro ruim e persistente no nariz (mais de 4 dias).

O otorrinolaringologista alerta que mesmo um quadro leve se sinusite merece atenção, para que venha a evoluir. "Portanto, no caso de sintomas leves que não melhoram com lavagem, spray nasal ou outras medidas caseiras, é preciso sempre procurar um médico para que ele faça avaliação, a fim de evitar os quadros graves da doença", orienta o especialista.

O médica chama atenção ainda para os riscos da automedicação, que costuma ser comum em casos de doenças respiratórias como a sinusite. Isso pode mascarar doenças graves, ou infecções ou sintomas e, assim, os médicos demoram para agir. "Uma coisa é fazer tratamento de prevenção, como lavagem nasal. Ao apresentar sintomas leves, que não atrapalham a qualidade de vida, o paciente pode tomar medicamentos sintomáticos no início da doença, mas nunca tomar antibiótico e nunca fazer uso de corticoide sem o consentimento médico. Isso porque essas coisas podem mascarar e selecionar bactérias, gerando um quadro muito mais complexo do que de fato ele era", esclarece o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES