Sonolência durante o dia pode ser indicativo desse câncer

O câncer no cérebro, além da sonolência, tem outros sintomas que podem passar despercebidos

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença representa cerca de 4% dos casos de câncer no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Geralmente, quando sentimos sonolência durante o dia, o principal motivo é uma noite de sono mal dormida, correto? Mas esse não é o único motivo que causa essa condição, inúmeros são os motivos, de acordo com a literatura médica, que podem levar uma pessoa a quadros excessivos de sonolência ao longo do dia. 

Entre elas, privação de sono, apneia obstrutiva e medicamentos sedativos são alguns dos motivos mais relatados. Como muitos especialistas já ressaltaram, no entanto, não é recomendado negligenciar os sinais do corpo. A sonolência excessiva, em alguns casos, também pode indicar sintomas de câncer no cérebro

A doença, de acordo com especialistas, apresenta sinais sutis em sua fase inicial. Muitas vezes os pacientes até percebem que algo está diferente, mas acabam se “acostumando” com o mal estar. O câncer no cérebro, além da sonolência, tem outros sintomas que podem passar despercebidos, pois também estão associados a demais condições de saúde.

Como é caracterizado o tumor no cérebro?

O câncer no cérebro se forma quando células cancerígenas que se dividem de duas formas: por meio de tumores primários, originados diretamente no cérebro ou tumores secundários, que se espalham a partir de outras partes do corpo. Vale lembrar, no entanto, que a detecção precoce do câncer possibilita encontrar o tumor em sua fase inicial, o que confere maior chance de tratamento da doença.

Alguns sintomas e sinais da doença, incluem:

  • dores de cabeça frequentes, principalmente ao acordar;
  • sonolência;
  • perda de força ou fraqueza;
  • alterações na linguagem, como falar embolado;
  • visão turva e embaçada;
  • dificuldades de equilíbrio e coordenação;
  • epilepsia ou outras crises convulsivas;
  • perda de memória;
  • náuseas e vômitos;
  • mudanças de personalidade e comportamento.

Vale destacar que esses sintomas podem ser indicativos de outras condições, por isso é essencial o atendimento médico para um diagnóstico adequado.

Tratamento

O tratamento do câncer de cérebro depende de vários fatores, como o tipo e a localização do tumor, além do estado de saúde geral do paciente. As opções de tratamento podem incluir cirurgia para remover o tumor, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e imunoterapia. Em alguns casos, uma combinação de diferentes abordagens pode ser necessária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES