Sopro no coração: Conheça a doença que vitimou o sertanejo João Carreiro

Cantor morreu nesta última quarta-feira (3), vítima de um sopro cardíaco após complicações decorrentes de uma cirurgia

Sertanejo foi considerado como uma das vozes mais marcantes de seu gênero musical | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta última quarta-feira (3), o sertanejo João Carreiro, de 43 anos, veio a óbito após complicações decorrentes de uma cirurgia no coração. O artista ganhou notoriedade em todo país pela parceria com Capataz e foi considerado uma das vozes mais marcantes de seu gênero musical. 

O cantor passou pela cirurgia para trocar uma válvula do coração devido a um sopro no órgão, que é tecnicamente chamado de prolapso. O quadro é um distúrbio em que o sangue flui de maneira anormal nas válvulas cardíacas. O movimento pode ser escutado com um estetoscópio.

De acordo com o cardiologista Carlos Alberto Cordeiro, especialista em reabilitação cardíaca do Hospital do Coração (HCor), cerca de 70% da população é vítima de algum tipo de sopro, que em sua maioria, é inocente, ou seja, não ocasiona nenhuma anormalidade ao organismo.

Quais os sintomas de um sopro cardíaco?

A maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral não tem sintomas, é o que diz o Manual MSD de Saúde. Alguns podem apresentar dor torácica, pulso rápido, palpitações (consciência dos batimentos cardíacos), enxaqueca, fadiga e tontura. Há ainda a possibilidade de a pressão arterial cair quando o paciente fica de pé.

O que causa?

Geralmente, a causa é o alongamento excessivo do tecido da válvula devido a uma fraqueza de origem genética. O sopro pode ainda ser desenvolvido por outros distúrbios, como inflamação das articulações do coração, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos.

Tratamento

No geral, a condição é tratada com a introdução de medicamentos que promovem o controle da pressão arterial, facilitando o bombeamento do sangue por parte do coração. Além disso, remédios que ajudam a controlar a frequência cardíaca e reduzem o acúmulo de fluído nos pulmões. No caso de João Carreiro, o sertanejo precisou passar por uma cirurgia para trocar a válvula mitral e não resistiu às complicações do procedimento cardíaco.

Riscos de cirurgia no coração

Segundo o site do Ministério da Saúde, as principais complicações de uma cirurgia cardíaca incluem hemorragia, hematoma, edema, infecção e abertura espontânea dos pontos cirúrgicos ou da cicatriz ao longo de sua linha de incisão cirúrgica.

“A cirurgia cardíaca é um grande procedimento cirúrgico, com peculiaridades no pré, intra e pós-operatório que fazem dela uma subespecialidade na cardiologia e anestesiologia. As complicações podem evoluir para uma parada cardíaca e, em seguida, a morte”, destaca o documento do governo.

Contudo, negligenciar a necessidade de uma cirurgia cardíaca é tão perigoso quanto os riscos de passar pelo procedimento. Quando a operação é postergada, complicações e sequelas proporcionadas pela própria doença poderão surgir de forma mais grave.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES