Sorrir com mais frequência pode transformar a sua saúde; entenda

Especialistas explicam como o ato pode colaborar com o bem-estar, reduzir o estresse e melhorar quadros cardiovasculares

Sorrir pode trazer benefícios à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já parou para pensar no poder que o seu riso tem? Sem dúvidas, essa ação tão espontânea pode ter um impacto profundamente positivo em sua vida e na vida daqueles ao seu redor. Mas, em termos de saúde, será que rir pode realmente ser o melhor remédio? Conforme Ana Paula Ribeiro Hirakawa, psicóloga do Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV M’Boi Mirim, a ação tem um efeito e tanto.

“O riso tem benefícios reais para a saúde e podemos perceber isso em nós mesmos, se analisarmos bem. Por exemplo, quando estamos rindo, seja assistindo um mero filme ou partilhando um momento com alguém especial, é possível notar que, em seguida, experienciamos uma sensação de bem-estar e, sem dúvida alguma, essa pode ser considerada uma maneira de promovermos a ruptura de tensão emocional no nosso dia a dia”, explica.

Liberação de endorfina e serotonina

Isso acontece porque o simples ato de rir desencadeia a liberação de endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e alegria. E essas sensações, por sua vez, são tão potentes que podem diminuir as chances do aparecimento de doenças mentais, como depressão e ansiedade no organismo. “O nosso riso ainda consegue diminuir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, e estimular a liberação de dopamina, promovendo também sensação de relaxamento e contentamento”, complementa a psicóloga.

E não para por aí. Ele ainda pode ajudar na autoestima, promovendo uma sensação de pertencimento e acessibilidade social. “Quando rimos com outras pessoas, fortalecemos as nossas conexões sociais, o que pode melhorar a nossa autoimagem e a sensação de valor pessoal”, explica a especialista. Além disso, o riso é uma ótima maneira de construir relações de confiança. O ato de rir com outras pessoas ajuda na comunicação e cria um senso de proximidade emocional, o que, convenhamos, é essencial para a formação de laços sólidos.

Efeitos para o coração

E o coração da pessoa que tem o hábito de rir também sente os efeitos. “O riso beneficia o coração ao liberar endorfinas, que reduzem a inflamação e promovem o relaxamento do órgão e dos vasos sanguíneos. Assim, além de melhorar o bombeamento, também ajuda na expansão das artérias”, compartilha André Gabriel Correa Neto, cardiologista do AME Itu, administrado também pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Com a redução dos níveis de hormônios do estresse, ele também beneficia o sistema cardiovascular e ajuda a melhorar questões como o colesterol e outros quadros relacionados. “Alguns estudos nesse sentido foram realizados para compreender a relação do riso com o potencial risco de eventos cardíacos ou derrames. A partir dessas pesquisas, percebeu-se que houve uma redução significativa desses casos. Em outras palavras, o riso demonstra sua eficácia na melhora da qualidade de vida e, principalmente, na redução dos riscos cardiovasculares dos pacientes", finaliza o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES