Sorvete no frio pode causar danos à saúde? Conheça 4 mitos sobre o tema

Não existe nenhum estudo que comprove a relação entre o consumo de sorvete e doenças

Os sorvetes são ótimas fontes de vitaminas, mineiras, proteínas e gorduras, sendo um alimento quase completo, só faltando as fibras | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pode ser difícil acreditar, mas o sorvete nosso de todo o verão é uma excelente opção de sobremesa para o inverno. Prático, saboroso e com tantas opções disponíveis, ele pode ainda te ajudar na dieta em versões mais saudáveis e menos calóricas, como um autêntico gelato italiano, por exemplo. E, ao contrário do que você ouviu da sua avó por toda a vida, não faz mal tomar sorvete no inverno.

Segundo especialistas, apesar do número de casos de gripe, resfriado e dor de garganta aumentar na estação mais fria do ano, esse quadro não tem nenhuma relação com o consumo de sorvetes durante o período. O aumento de doenças nas vias aéreas está associado à baixa umidade, poluição e, muitas vezes, à má proteção contra o frio. Afinal, se fosse assim os europeus viveriam doentes. A Itália, por exemplo, é um dos principais fabricantes de gelato do mundo.

Quem confirma isso é a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), que informou que em países da Europa, onde as temperaturas são muito mais baixas do que no Brasil, o consumo de sorvetes se mantém elevado o ano todo. Segundo Beatriz Schawn, nutricionista e parceira da marca Perfetto, de fato a sobremesa não é responsável por desencadear doenças, muito menos por fazer mal para a saúde. Para desmistificar essas e outras crenças bastante populares, a profissional esclareceu 4 afirmações sobre o tema. 

Sorvete causa gripes e resfriados

MITO. Indo na contramão da crença popular, não há nenhuma relação entre o consumo de sorvete no frio e a ocorrência de gripes ou resfriados. Como explica Beatriz, independente da temperatura, a sobremesa não influencia em infecções virais, uma vez que elas são causadas pela exposição ao vírus, geralmente, por meio do contato com pessoas infectadas, superfícies contaminadas ou por inalação de gotículas no ar.

Ele potencializa as dores de garganta

MITO. Assim como no mito anterior, a culpa das dores de garganta não é do sorvete, mas sim de outros motivos diversos, como infecções virais ou bacterianas, alergias, refluxo ácido ou até mesmo o ressecamento do ar. Inclusive, a nutricionista afirma que, no caso de dores agudas e inflamação, a sobremesa gelada pode até trazer alívio. Isso porque a temperatura baixa possui propriedades anti-inflamatórias, da mesma forma que uma compressa fria pode aliviar uma inflamação muscular.

Tomar sorvete no frio diminui a imunidade

MITO. A imunidade é um sistema influenciado por uma série de fatores, como genética, estilo de vida, alimentação e exposição a patógenos. Sendo assim, nenhum alimento isolado, incluindo o sorvete, tem o poder de diminuir ou aumentá-la de forma significativa.

O sorvete faz mal para a saúde

MITO. O sorvete é feito com ingredientes que fornecem nutrientes importantes para o corpo, como cálcio, proteínas, vitaminas e minerais. "Devido aos seus nutrientes, ele é uma excelente fonte de energia. Além disso, a sobremesa é uma fonte de prazer e satisfação, excelente para contribuir com a sensação de bem-estar", afirma a profissional. Por fim, podemos lembrar também que o sorvete é bastante indicado em certos casos pós-operatórios, como cirurgias odontológicas ou para retirada de amígdalas, por exemplo, já que seu aspecto gelado possui propriedades analgésicas e evita hemorragias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES