Suor noturno? Conheça 5 condições de saúde que podem estar associadas

A maioria dos motivos para suores noturnos são inofensivos, mas em alguns casos, podem surgir como um alerta

Sudorese noturna é quando há a transpiração excessiva durante o sono. Normalmente, é causada por algum fator adjacente | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sudorese noturna, antes de mais nada, pode significar apenas que lá fora ficou mais quente durante a noite e que a temperatura do seu quarto aumentou, sendo uma parte normal do sistema de resfriamento do corpo. Ou pode também apontar que você exagerou nos cobertores. Mas se estiver acontecendo com frequência a ponto de interromper seu sono e bem-estar, pode surgir como um alerta.

Diversas condições provocam a transpiração noturna ao alterar a temperatura interna do corpo. A maioria dos motivos para suores noturnos são inofensivos, mas em alguns casos, especialmente nos meses mais frios, podem ser um sinal de uma condição de saúde, como a menopausa, infecção, ou outra doença. A seguir, conheça 5 condições que podem estar associadas à esse sintoma:

As mulheres são mais propensas a ter suores noturnos do que os homens, principalmente por causa da menopausa. Cerca de 80%  das mulheres que passam pela menopausa sofrem de ondas de calor ou suores noturnos. Esse problema associado à menopausa é geralmente desencadeado por níveis flutuantes de estrogênio. Acredita -se que o hormônio tenha impacto no hipotálamo, parte do cérebro que regula a temperatura.

Os hormônios também podem causar suores noturnos em homens, especialmente aqueles com baixos níveis de testosterona, condição conhecida como hipogonadismo. As ondas de calor afetam até 80% dos homens com a doença, segundo Harvard Health.

Os homens que nascem com essa condição podem apresentar puberdade retardada e testículos pequenos. Também pode desenvolver-se mais tarde na vida, especialmente em homens obesos ou com diabetes tipo 2. Quando surge na idade adulta, às vezes é chamada de “menopausa masculina”.

Quando nosso corpo está lutando contra uma infecção, nossa temperatura interna às vezes aumenta. Isso pode provocar suor enquanto o corpo tenta se resfriar. Infecções leves podem provocar suor, como o resfriado comum. Mas doenças graves, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), também podem causar suor. 

O HIV é um vírus que danifica as células do sistema imunológico e enfraquece sua capacidade de combater infecções e doenças cotidianas. Os suores noturnos no HIV são quase sempre acompanhados por outros sintomas, incluindo febre, diarreia, perda de peso, aumento dos gânglios linfáticos e dores nas articulações.

O câncer, especificamente o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin, também pode causar suores noturnos. Ambos os tipos de câncer começam nos glóbulos brancos, parte do sistema imunológico do corpo. No entanto, os suores noturnos raramente são o único sintoma. Ambas as doenças se manifestam com um inchaço indolor em um linfonodo, geralmente no pescoço, axila ou virilha.

Suores noturnos também podem ser um sinal de pressão alta, também conhecida como hipertensão, em pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono. A apneia do sono ocorre quando as vias aéreas são repetidamente bloqueadas durante o sono e há ronco alto. Estudos sugerem que cerca de um terço das pessoas com esse problema de sono apresentam suores noturnos regularmente. A razão exata por trás do fenômeno é desconhecida, mas os cientistas acreditam que esteja ligada à hipertensão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES