Superalimento: Conheça os benefícios da semente da abóbora para saúde

Considerada um superalimento, as sementes promovem diversos benefícios à saúde humana

As sementes são cheias de nutrientes, antioxidantes, anti-inflamatórios e ajudam na saúde cardiovascular | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A semente de abóbora é um sucesso quando o assunto é benefícios para a saúde. Essas sementinhas são cheias de nutrientes, antioxidantes, anti-inflamatórios e ajudam na saúde cardiovascular. Além disso, ainda ajudam a emagrecer, ganhar massa muscular e contribuem para a regulação do açúcar no sangue. Considerada um superalimento, as sementes fornecem  proteínas, gorduras insaturadas, fibras e magnésio, são ricas em antioxidantes, incluindo fenóis e flavonoides

Os fenóis ajudam a afastar os compostos que danificam as células do corpo, o que pode proteger contra o envelhecimento e as doenças cardiovasculares. Seus efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e anticancerígenos também foram bem documentados. Os flavonoides estão associados a um amplo espectro de efeitos promotores da saúde, incluindo proteção contra o câncer e doença de Alzheimer. Como os fenóis, os flavonoides combatem compostos que danificam células saudáveis e têm fortes efeitos anti-inflamatórios. Esses efeitos antioxidantes podem ser ainda maiores com as sementes de abóbora torradas. Pesquisas mostram que, depois de torradas, as sementes de abóbora apresentam mais fenóis e flavonoides.

Outros benefícios

As sementes de abóbora também são ricas em fitoestrógenos, compostos naturais que são semelhantes ao hormônio estrogênio. Um estudo alemão entre mulheres na pós-menopausa analisou a associação de alimentos ricos em fitoestrógenos e o risco de câncer de mama. Os pesquisadores coletaram dados de mais de 8.000 mulheres e concluíram que o consumo de alimentos com fitoestrógenos, incluindo sementes de abóbora, foi associado a um risco significativamente reduzido de câncer de mama em comparação com a não ingestão desses alimentos.

Equilíbrio do açúcar no sangue

Uma pesquisa  investigou os benefícios das sementes de abóbora combinadas com as sementes de linhaça e descobriu que elas podem ser úteis na prevenção de colesterol alto e níveis de açúcar no sangue. Em parte isso acontece por conta do alto teor de fibras das sementes, que também contribui para a sensação de saciedade, diminuindo o desejo de comer demais. Como as sementes de abóbora são ricas em calorias, é importante limitar as porções ao tamanho recomendado de cerca de um quarto de xícara.

Auxilia na perda de peso e aumenta massa muscular

Ricas em fibras, as sementes de abóbora aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que haja uma diminuição do consumo de alimentos durante o dia e favorecendo a perda de peso. Além disso, as sementes de abóbora são uma excelente fonte de proteínas que podem ser inseridas na dieta quando o objetivo é aumentar a massa muscular.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser um alimento rico em zinco, mineral responsável por impedir que doenças se instalem em nosso organismo, as sementes de abóbora possuem uma grande ação de fortalecimento do sistema imunológico. Com isso, é capaz de promover um melhor funcionamento da tireoide. 

Combate a anemia

As sementes de abóbora são uma grande fonte de ferro, o que auxilia no combate à anemia. Por se tratar de uma fonte vegetal pode ser consumida por pessoas veganas e vegetarianas. Para que a absorção intestinal seja facilitada é bom que o consumo das sementes de abóbora seja feito junto com alimentos ricos em vitamina C.

Diminui a inflamação

Rica em ômega 3, a semente de abóbora possui ação anti-inflamatória, protegendo o organismo das possíveis inflamações do corpo causadas por estresse ou doenças. Além disso, protege de doenças cardiovasculares e cerebrais, oferecendo também uma melhora na memória e disposição para atividades do dia a dia.

Promove o bem-estar

Os níveis de magnésio e triptofano contidos nas sementes de abóbora possuem ação relaxante, diminuindo os níveis de estresse, promovendo uma mudança favorável de humor. Quando ingeridas à noite, poucas horas antes de dormir, promovem ainda uma noite de sono agradável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES