TDAH pode ter sido uma vantagem evolutiva, indica estudo

Pesquisadores acreditam que transtorno do déficit de atenção com hiperatividade pode ter se desenvolvido com uma estratégia de sobrevivência adaptativa.

TDAH pode ter sido uma vantagem evolutiva, diz estudo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) muitas vezes é percebido de forma negativa, associado a sintomas como hiperatividade, impulsividade e falta de atenção, os quais são frequentemente interpretados como fraquezas. Contudo, pesquisas recentes sugerem que indivíduos com TDAH tendem a ser mais criativos, dinâmicos e demonstram competência tanto social quanto emocional, além de exibirem excelentes habilidades cognitivas.

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia está direcionando seus esforços para rastrear as origens do TDAH, sugerindo que esse transtorno pode ser uma parte crucial da evolução humana. Os pesquisadores propõem que o TDAH se desenvolveu como uma estratégia de sobrevivência adaptativa entre nossos ancestrais.

O TDAH e os traços cognitivos semelhantes ao TDAH, como a distratibilidade ou a impulsividade, são amplamente difundidos e geralmente vistos de forma negativa. Mas, se são realmente negativos, sua persistência é um enigma. Acreditamos que eles podem oferecer benefícios adaptativos.

Para o estudo publicado na revista The Royal Society, os pesquisadores analisaram dados de 457 adultos, sendo que deles, 206 afirmaram ter sintomas fortes de TDAH.

Em um jogo virtual, os participantes tinham a missão de colher o maior número possível de frutos silvestres num determinado espaço de tempo. O jogo obrigava os participantes a tomarem decisões, como: continuo a colheita no mesmo lugar onde as frutas estão acabando ou mudo de local para explorar um novo arbusto? A última opção custava segundos valiosos.

Os participantes com TDAH tendiam a mudar mais rápido e passar menos tempo num único arbusto. Assim, colheram mais frutas do que o outro grupo sem sintomas do transtorno. Esses últimos, por sua vez, tendiam a passar mais tempo no mesmo arbusto, na esperança de otimizar a colheita.

Os pesquisadores ficaram surpresos com esses resultados, pois acreditavam inicialmente que uma rápida mudança de arbustos poderia levar a uma produção menor. "Mas os sintomas de TDAH mais intensos levam a uma taxa de recompensa mais alta e a um melhor desempenho", segundo Barack.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES