Tomar esta bebida diariamente pode causar gordura no fígado, alerta estudo

A pesquisa indicou que até mesmo uma simples dose diária dessa bebida pode ser suficiente para desencadear o acúmulo de gordura no fígado

O fígado desempenha importantes funções para o bom funcionamento do corpo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo recentemente divulgado no Journal of American Medical Association (JAMA) alertou para os riscos associados ao consumo diário de refrigerantes. A pesquisa indicou que até mesmo uma simples dose diária dessa bebida pode ser suficiente para desencadear o acúmulo de gordura no fígado, ou esteatose hepática.

Como se deu a pesquisa? O estudo em questão abrangeu uma amostra de quase 98,7 mil mulheres e homens, dos quais 6,8% admitiram consumir refrigerantes diariamente, enquanto 13,1% relataram o consumo regular de uma ou mais bebidas açucaradas por dia.

O que se observou? Os pesquisadores observaram que ambos os grupos apresentaram uma maior incidência de câncer de fígado, totalizando 270 casos e 148 mortes devido a doenças hepáticas graves. Portanto, torna-se evidente que o consumo de refrigerantes é um fator contribuinte para o desenvolvimento da esteatose hepática, um estágio inicial da doença hepática gordurosa não alcoólica.

Existe quantidade segura? Quanto isso, especialistas sugerem estabelecer um limite de 200 a 355 ml por semana para aqueles que têm dificuldade em abandonar completamente essa bebida. Isso implica que o máximo recomendado de bebidas adoçadas com açúcar seria uma única lata padrão por semana.

Consumo excessivo de açúcar

Além disso, pesquisas anteriores destacam que o consumo ideal de açúcar deve ser limitado a aproximadamente seis colheres de chá por dia. Os alertas levantados pelo estudo publicado no JAMA levantam preocupações significativas para a população brasileira também, ressaltando a necessidade de uma maior conscientização sobre os perigos do consumo excessivo de açúcares e a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.

Diagnóstico de esteatose hepática

O diagnóstico da esteatose hepática é feito por meio de exames de rotina, laboratoriais e/ou de imagem. Se for detectada alguma alteração nos resultados, é importante levantar a história do paciente, que deve passar por minucioso exame físico e submeter-se a exames de sangue para medir os níveis das enzimas hepáticas. Embora a ultrassonografia, a tomografia e a ressonância magnética sejam muito úteis para avaliar possíveis alterações no fígado, há casos em que a confirmação do diagnóstico depende de biopsia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES