Tratamento de canal ou implante dentário? Veja o que é mais indicado

Especialistas falam sobre indicações e vantagens de cada tipo de procedimento

Tratamento de canal ou implante dentário | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tratamento de canal ou implante dentário? A pergunta tem se tornado cada vez mais frequente entre os pacientes que buscam o consultório odontológico. Cada um apresenta suas indicações e atende a necessidades distintas, por isso, o ideal é saber quando eles são recomendados para analisar o seu caso e definir se um ou outro é mais adequado. 

 De acordo com o endodontista Helton Linhares, o tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. 

“Tudo isso é feito rapidamente e sem dor e pode ser realizado em apenas uma consulta. O tratamento endodôntico já foi motivo de muito medo, atualmente, com técnicas modernas, novos aparelhos e tecnologias, ele se tornou uma simples intervenção odontológica”, explica.

Técnicas modernas de endodôntico tornam o tratamento mais simples 

    Já o implantodontista Fabrício Serra explica que o implante é um pino metálico a base de titânio, que substitui a raiz do dente, servindo de pilar para instalação e ancoragem de coroas e próteses dentárias. É indicado para reabilitação de áreas edêntulas (desdentadas). 

“Nos casos em que o dente natural já tem um comprometimento estrutural da coroa ou da raiz, ou perda de suporte ósseo, o tratamento de canal pode ter menor previsibilidade quando comparado à substituição do dente por implante osseointegrável (pino integrado biologicamente ao osso)”, ressalta.

Implante dentário é um pino metálico a base de titânio, que substitui a raiz do dente 

QUANDO O IMP,LANTE É INDICADO?  

Helton explica que cada procedimento tem sua circunstância e necessidade. “O implante é a melhor opção quando o tratamento de canal não é possível. Tratamento de canal tem mais de 95% de taxa de sucesso e com as tecnologias atuais fica mais viável sua realização”, afirma. 

“Quando há fratura dentária que envolva o longo eixo do dente, ou quando há a necessidade de cirurgias periodontais associadas ao tratamento de canal (cirurgias em gengiva e osso adjacente ao dente), é a hora de desistir do canal e buscar um implante”, acrescenta Fabrício.

  O especialista em endodontia ressalta que o implante é uma forma a mais de se buscar o objetivo esperado. “Ele deve ser realizado quando se esgotam as possibilidades de realizar um tratamento endodôntico adequado -  o prognóstico (sucesso a longo prazo) é muito duvidoso ou quando não há possibilidade de restauração”, afirma.

 “Manter o dente com tratamento de canal, sempre será a primeira opção, porém quando indicado, o implante dentário é um tratamento minimamente invasivo, previsível e seguro”, completa o implantodontista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES