Treinos de saúde e bem-estar vêm ganhando terreno no fitness

Dos 10 programas mais acessados nos últimos 12 meses, dois são com foco em saúde e bem-estar.

Transformação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O foco na perda peso ou na eliminação daquela gordurinha incômoda vem ganhando novos aliados. Levantamento da Queima Diária mostra que, sim, se sentir bem em frente ao espelho é um elemento motivador para persistir nos treinos, porém, mudanças no estilo de vida vêm impactando nas escolhas da melhor rotina de atividade física. Dos 10 programas mais acessados nos últimos 12 meses, dois são com foco em saúde e bem-estar. Desde o início da pandemia, o aumento de programas com essa finalidade na plataforma foi de 30%.

Na lista dos treinos mais acessados na plataforma Queima Diária estão programas de dança e o método hipopressivo, esse último voltado para, além de fortalecer o abdômen, auxiliar no tratamento de disfunções corporais como incontinência urinária, prolapso da bexiga e do útero, intestino preso e dores nas costas. Especialista no método hipopressivo pelo International Hypopressive Physical Therapy Institute, a treinadora da plataforma Verônica Motta, conhecida como Vevê Fit, afirma que a prática da atenção plena, comum no mindfulness, é fundamental para alcançar os objetivos do método. 

"É muito comum as pessoas não prestarem atenção em como elas respiram e prestar atenção na respiração e na postura reflete no resultado. Com a prática regular, as técnicas passam a ser realizadas naturalmente, gerando benefícios para o corpo e para a mente”, afirma.

Transformação de Érika Ferreira

Os programas de emagrecimento ainda são a preferência do público da plataforma, como os programas Power Cardio, Barriga Negativa e Mamãe Sarada nas três primeiras posições, com mais de 1 milhão de acessos, cada. Seja para perder peso ou gordura localizada, as metodologias desses treinos estimulam a elevação da frequência cardíaca, por meio de atividades aeróbicas e de força, e consequentemente a perda calórica e de medidas.

Bem-estar e emagrecimento caminhando juntos

A busca pelo bem-estar e pela boa aparência física é relevante para os brasileiros, de acordo com levantamento nacional realizado pela plataforma, em setembro de 2021. A pesquisa mostrou que 56% dos brasileiros realizam atividade física com o objetivo de melhorar o bem-estar e aumentar a autoestima, enquanto 45% dos entrevistados treinam focando o emagrecimento. 

“É natural que as pessoas busquem motivação observando os resultados estéticos que a prática de atividade física traz, mas percebemos que os benefícios adjacentes, como melhoria da funcionalidade geral do corpo, aumento do condicionamento físico, diminuição dos níveis de estresse, vêm ganhando a atenção devida das pessoas, especialmente em decorrência de um novo comportamento motivado pela pandemia, mais atento a atividades de favorecem a qualidade de vida”, comenta Flávio Areal, gerente de Produtos Digitais da Queima Diária e mestre em Atividade Física e Desempenho Humano, Saúde e Educação Física pela UERJ.

Planejamento e persistência em prol de uma vida saudável

Pensando no projeto de vida saudável para a vida toda, Érika Ferreira (44 anos) traçou seus objetivos e, com muita disciplina, foi alcançando e comemorando suas conquistas dia após dia. “Iniciei o meu processo de ganho de qualidade de vida e emagrecimento em fevereiro de 2021, pois ganhei muito peso durante a pandemia -- saí de 52kg para 75kg - e minha autoestima estava péssima, além da minha saúde. Meu corpo já estava reclamando bastante, pois sentia muitas dores nas articulações, nos pés, nas costas, dores de cabeça quase diariamente, e tudo isso foi me levando a pensar como seria minha vida daqui a alguns anos”, conta. 

“Defini que em dezembro de 2021 estaria com 55kg, me dediquei bastante nesse objetivo, mas estava muito consciente de que o projeto demandava muito esforço físico e emocional e precisaria de tempo, construindo resultados no dia a dia, sem utilizar atalhos, como remédios, chás ou até mesmo atividades que fossem além dos limites do meu corpo”, explica. Atualmente, Érika está com 57kg e não pretende parar. “Conquistei saúde e as pequenas vitórias do dia vão me estimulando a manter o ritmo da prática de atividade física e não parar mais. Parece uma bobagem, mas um marco importante nessa minha trajetória foi o dia em que consegui usar novamente minha aliança de casamento que, por conta do excesso de peso, não entrava no dedo”, relembra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES