Tudo o que você precisa saber sobre a primeira vacina contra a malária - Recomendada pela OMS

O imunizante levou 34 anos para ser desenvolvido – e é o primeiro aprovado para uma doença parasitária. - Recomendada pela OMS

Slide 1 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recomendada pela OMS

Na última quarta-feira (06), a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso em larga escala da primeira vacina aprovada contra a malária, chamada RTS,S/AS01 – ou Mosquirix. A decisão chega após um programa-piloto de vacinação conduzido desde 2019 em três países africanos: Quênia, Malawi e Gana.

A malária é uma doença parasitária que mata meio milhão de pessoas todos os anos, praticamente todos residentes da África Subsaariana. Dentre as vítimas, 260 mil são crianças com menos de cinco anos de idade. A malária é uma das doenças mais mortais conhecidas – mesmo assim, demorou mais de um século para que uma vacina fosse desenvolvida. 

O parasita falciparum foi identificado no final do século 19, e o primeiro artigo sobre um imunizante contra ele foi publicado em 1910; os primeiros testes clínicos ocorreram na década de 1940. A RTS,S é a primeira vacina a receber a recomendação da OMS. Abaixo, confira algumas questões cruciais para entendê-la.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 4
SEÇÕES