Um copo de cerveja por dia pode fazer isso com sua pressão arterial

A pesquisa apontou que não foi possível identificar um limite saudável de álcool por dia

A pressão arterial alta persistente e sem controle aumenta o risco de problemas cardíacos e renais | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa divulgada na publicação do Hypertension, concluiu que o consumo diário de apenas uma bebida alcoólica pode elevar a pressão arterial, mesmo em indivíduos que não sofrem com hipertensão.O estudo científico incluiu dados obtidos em sete estudos, envolvendo mais de 19,5 mil adultos.

Nossas descobertas não indicaram benefícios para os adultos que bebiam pequenas quantidades de álcool em relação àqueles que não consumiam bebida alcoólica”, revelou Marco Vinceti, autor principal do estudo e professor de epidemiologia e saúde pública na Faculdade de Medicina da Universidade de Modena e da Universidade de Reggio Emilia, na Itália.

Marco Vinceti destaca que se o consumo moderado do álcool já representa um risco comparado a abstinência, o perigo é especialmente alto para quem consome bebidas alcoólicas em excesso. A pressão arterial alta persistente e sem controle aumenta o risco de problemas cardíacos e renais.

A análise concluiu que houve alteração na pressão arterial tanto em homens quanto em mulheres ao longo do tempo, sem que um limite seguro de consumo fosse identificado para proteger a saúde. Beber em grandes ou pequenas quantidades, ou mesmo o tipo de bebida consumida, não fez distinção no resultado: a pressão arterial subiu progressivamente ao longo dos cinco anos de estudo.

Embora o álcool não seja o único fator que pode elevar a pressão arterial, seu consumo foi identificado como um contribuinte significativo para alterar essa medida de saúde. Conheça outros fatores que podem elevar a pressão arterial:

  • Idade: a pressão arterial tende a aumentar com a idade devido ao enrijecimento natural das artérias.
  • Genética: se você tem familiares com histórico de hipertensão, você pode estar em maior risco.
  • Obesidade: o excesso de peso, especialmente a gordura abdominal, está associado a um maior risco de pressão arterial alta.
  • Inatividade física: a falta de atividade física regular pode contribuir para o aumento da pressão arterial.
  • Dieta não saudável: o consumo excessivo de sódio (sal), gorduras saturadas e alimentos processados, bem como a ingestão insuficiente de frutas, vegetais e fibras, também aumenta a pressão arterial.
  • Tabagismo: fumar pode estreitar as artérias e contribuir para o endurecimento das paredes arteriais, aumentando a pressão arterial.
  • Estresse: situações de estresse crônico podem elevar a pressão arterial, embora esse aumento seja muitas vezes temporário.
  • Certos medicamentos: alguns medicamentos, como descongestionantes, contraceptivos orais, esteroides e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), podem elevar a pressão arterial em algumas pessoas.
  • Condições médicas: certas condições médicas, como diabetes, doenças renais e distúrbios hormonais, podem aumentar o risco de hipertensão.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES