Urinoterapia: conheça os riscos do tratamento adotado por celebridades

O método é usado e difundido por algumas celebridades mundo a fora, e consiste em beber a própria urina ou passar na pele

Apesar de não ter benefícios comprovados cientificamente, a urinoterapia é usada como método de tratamento | Reprodução / Perfil Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já pensou em usar a sua própria urina para fins medicinais e cosméticos? Parece estranho, né? Mas o método de medicina alternativa já é usado e difundido por algumas celebridades mundo a fora, e consiste em beber a própria urina ou passar na pele e nas gengivas. No entanto, não há evidências científicas conclusivas que possam garantir os benefícios do uso da urinoterapia.

Apesar disso, esse é um método antigo de tratamento. Segundo o site Mega Curioso, historiadores apontam que diferentes povos usaram a urinoterapia. Achados arqueológicos mostram que egípcios, chineses, indianos, astecas e romanos fizeram do xixi remédio para curar feridas causadas por batalhas, bem como para o clareamento de dentes.

Quem popularizou o método, no início do século XX, foi o naturopata britânico John W. Armstrong. Ele conta que se inspirou na prática presente na sua família de usar o líquido para tratar dores de dente e picada de inseto. Além disso, ele diz que tratou um problema de saúde pessoal com urinoterapia, fazendo jejum de 45 dias e ingerindo apenas urina e água.

Segundo matéria do site Terra, além de Armstrong, mais gente segue este tratamento. Um exemplo é o lutador brasileiro Lyoto Machida, ex-campeão dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC). A justificativa de quem usa a urinoterapia como método de tratamento é a de que "enquanto o feto permanece no útero materno, ele ingere líquido amniótico e sua própria urina e, graças a isso, não sofre de doenças. Então, se não quisermos sofrer com eles, devemos beber nossa própria urina".

Outro exemplo de famoso que também é adepto do método, segundo o Terra, é a cantora Madonna. Há alguns anos, ela confessou que bebe a própria urina, nas suas redes sociais, que bebia. Em um vídeo publicado por ela, a cantora diz "é muito bom beber xixi depois de sair de uma banheira de gelo". Outro exemplo é Jan Schünemann, ele tem apenas 26 anos e fez sucesso nas redes sociais ao contar que bebe 7 litros da própria urina. Ele relatou ainda que, além de tomar, também aplica na pele.

Sem comprovação científica

Apesar dos adeptos, de modo geral, a recomendação científica e médica séria é irrestrita: não bebam o próprio xixi. É importante ressaltar que não existem estudos científicos que apoiem o uso da urina como terapia medicinal. Essa pseudoterapia é considerada inútil e até perigosa, por ingerir os elementos que nosso próprio corpo descarta por serem tóxicos ou desnecessários. Ao beber urina, o indivíduo pode ser acometido por distúrbios gastrointestinais devido à agressividade para as mucosas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES