Use essas 7 dicas e evite uma ceia de natal estressante com familiares

Especialista aponta 7 dicas para evitar um situações estressantes durante reunião familiar em período de festividades

O feriado cristão não é sempre uma data de harmonia e festividade para muitas pessoas | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data que reúne famílias ao redor do mundo está se aproximando, no entanto, o feriado cristão não é sempre uma data de harmonia e festividade para muitas pessoas. Em muitas famílias, a ceia de natal significa a obrigação de lidar com parentes com os quais o relacionamento está desgastado, o que desencadeia situações estressantes.

De acordo com o especialista em psicologia Danilo Suassuna, do Instituto Suassuna, uma forma de evitar conflitos diretos é aceitar que haverá diferença entre as pessoas durante a reunião familiar. “Pequenos desentendimentos são normais e aceitá-los pode aliviar a pressão de criar a celebração perfeita. Manter expectativas realistas ajuda a diminuir frustrações e promove um ambiente mais relaxado”, afirma em entrevista ao Metrópoles.

Como evitar situações incômodas?

  • 1. Escute: “Comece por você. Escute, mostre empatia e compreensão pelas perspectivas dos outros. Isso cria um ambiente de respeito mútuo, onde todos se sentem ouvidos e valorizados”, sugere.

  • 2. Estabeleça limites: “Isso pode incluir acordos sobre tópicos a evitar ou o tempo de duração das visitas. Respeitar os limites de cada um é crucial para manter o ambiente saudável e livre de tensões desnecessárias”, orienta.

  • 3. Tenha autocuidado: Segundo o psicólogo, reconhecer a importância de se afastar momentaneamente para recarregar as energias é vital para manter o equilíbrio emocional durante as festividades.

  • 4. Tenha adaptabilidade: Ser flexível e estar preparado para mudanças nos planos é necessário nas confraternizações. “Aceite que nem tudo acontecerá como planejado, isso pode reduzir significativamente o estresse e melhorar a experiência geral”, aconselha.

  • 5. Reconheça as contribuições de cada um:Reconhecer o esforço dos outros e mostrar respeito pela participação na celebração reforça a conexão entre os membros da família”, afirma.

  • 6. Resolva os conflitos: Se alguma rusga acontecer, é necessário gerenciar os conflitos de forma construtiva. “Aborde os desentendimentos calmamente e busque soluções que considerem os sentimentos de todos pode prevenir novas disputas familiares”, diz ele.

  • 7. Lembre que você não é o centro do Natal: “O Natal é uma celebração coletiva e não deve girar em torno de desejos ou ideias individuais. Por isso, cultivar uma mentalidade de partilha e compreensão pode criar uma atmosfera mais inclusiva e agradável”, finaliza o especialista.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES