Uso de fones pode prejudicar a saúde dos seus ouvidos; entenda

Hoje em dia, a maioria das pessoas usa fones de ouvido e não abre mão desse acessório em vários momentos do dia

Os fones, se usados de forma incorreta, podem ser prejudiciais aos ouvidos e à audição | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje em dia, a maioria das pessoas usa fones de ouvido. Seja na academia, no trabalho, no ônibus e até mesmo em casa, esse é um acessório do qual muitas pessoas não abrem mão, independente do tipo. Mas afinal, eles podem prejudicar o ouvido ou a audição dos usuários? A otorrinolaringologista Bruna Assis, do Hospital Paulista, esclarece essa e outras dúvidas sobre o assunto.

A médica afirma que os fones podem, sim, afetar a saúde dos ouvidos em algumas situações. “O uso de fones de ouvido do tipo intra-auricular, ou seja, aqueles que penetram o canal auditivo, pode ser danoso, pois eles ‘empurram’ a cera para dentro, podendo gerar acúmulo da substância”. De acordo com a médica, existem alguns cuidados em relação ao uso desses acessórios que podem ajudar.

“Dar preferência aos fones que não penetram o canal auditivo, como os que se encaixam na cartilagem da concha, os que se apoiam atrás da orelha e os que cobrem a orelha; Fazer a higienização periódica dos fones auditivos com álcool após o uso para evitar infecções; Escolher o modelo de fone de ouvido que mais lhe cause conforto. Caso algum determinado modelo cause dor persistente, evitar o uso e procurar auxílio com o otorrinolaringologista”, aconselha.

Além disso, a médica faz um alerta em relação ao volume em que se usa o fone de ouvido. “Independente do modelo, deve-se evitar o volume demasiadamente alto nos fones, assim como a exposição prolongada ao som, pois intensidades sonoras altas e prolongadas muito próximas ao órgão auditivo podem causar lesões como perda auditiva e zumbido, que podem ser irreversíveis”, completou.

Cera de ouvido

Final de ano, as temperaturas aumentam e, na mesma proporção, também aumentam os casos de pacientes que recorrem aos prontos-socorros com queixa de ouvido tampado por acúmulo de cera. Na maioria das vezes, a razão se deve à tentativa de “resolver” o problema com soluções caseiras, o que acaba só piorando a situação. No entanto, não é necessário ficar aflito por causa da presença de cera no ouvido.

Existe uma crença de que a cera nos ouvidos só gera prejuízos, o que, segundo a médica é mito. “A cera é uma substância benéfica, produzida pela pele do canal auditivo, que ajuda na proteção do ouvido e contém substâncias com propriedades antibacterianas”. Diante disso, a cera não precisa ser retirada periodicamente como muitos pensam, muito menos com o uso de hastes flexíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES