Vacina BCG: saiba por que e quem deve se imunizar

Segundo a Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia, 80% da carga mundial de tuberculose se concentra no Brasil

A vacina BCG protege contra a tuberculose | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), 80% da carga mundial de tuberculose se concentra no Brasil. Conforme levantamento do órgão, só em 2022, foram registrados 588 novos casos da doença em Rondônia. A tuberculose é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, que afeta principalmente os pulmões, mas também outros órgãos, como ossos, rins, cérebro, estômago e intestino.

Apesar da gravidade, a tuberculose e outras formas graves da doença, podem ser evitadas de forma simples, com a aplicação da vacina BCG. Mesmo sendo gratuito, a procura pelo imunizante está em baixa em algumas cidades do país. Segundo dados do Sistema Nacional de Imunizações, em 2022, alguns municípios não alcançaram a meta de cobertura vacinal infantil, de nenhum dos 18 tipos dos imunizantes disponíveis.

Importância da aplicação da BCG

Há poucos dias foi celebrado o Dia da Vacina BCG, lembrado em 1 de julho. Sobre o assunto, a pediatra do Hospital Bom Pastor, Márcia Guzman, alerta sobre a importância da cobertura vacinal para controlar novos casos de infecção e garantir a saúde infantil. A baixa cobertura vacinal aumenta as chances de contaminação entre crianças. 

“Se contaminadas e não vacinadas, o público infantil pode ter sérios problemas respiratórios, ser foco de transmissão e até mesmo morrer”, alerta a profissional. Isso acontece, segundo a profissional porque “o recém-nascido não possui as defesas necessárias para combater infecções de origem externa, como vírus e bactérias. As vacinas diminuem os riscos de doenças, possibilitando um crescimento saudável da criança”, complementa a pediatra. 

Quem deve tomar a BCG

A vacina é indicada a partir do nascimento até antes de a criança complete 4 anos de idade. Ela também é recomendada para pessoas que convivem com portadores de hanseníase. O imunizante também protege contra as formas graves de tuberculose: meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. 

A meningite tuberculosa é o tipo mais grave da doença, geralmente evolui para uma complicação pulmonar. Os sinais são febre, dor no corpo e dificuldade de se locomover, podendo levar ao coma.  Já a Tuberculose Miliar ocorre quando a bactéria causadora da doença se desloca para a corrente sanguínea, afetando outros órgãos além do pulmão. Os principais sintomas são febre, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES