Vacinação contra gripe é liberada para toda a população acima de 6 meses

A partir de segunda-feira (15), vacina contra vírus influenza será disponibilizada para toda a população

Vacina contra vírus influenza é disponibilizada para toda população a brasileira | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde declarou hoje, sexta-feira (12), que mais de 80 milhões de doses da vacina contra o vírus influenza, foram distribuídas aos estados, mas apenas 21 milhões foram aplicadas. A recomendação vale a partir do dia 15 de maio, segunda-feira.

O órgão ampliou a vacinação da gripe para toda a população brasileira acima de 6 meses de idade, pois até então somente as pessoas do grupo de risco que haviam recebido a dose, pelo Sistema Único e Saúde (SUS). A liberação da vacina para todo o público em geral, ocorre antes do encerramento da campanha de vacinação, esperado para dia 31 desse mês.

Em anos anteriores, o governo federal adotava a medida de, inicialmente, priorizar a vacina para pessoas do grupo de risco ou com maior exposição ao vírus, como gestantes, professores, e idosos, deixando o restante da população por último. De acordo com o GF, essa ampliação antecipada atendia a pedidos de estados e municípios. Isso se dá por conta do fato da procura pelos imunizantes estar baixa e os estoques cheios, fazendo a campanha deste ano começar no dia 10 de maio.

Leia Mais

De acordo com dados do MS, a meta do governo é conseguir vacinar 90% dos brasileiros. Na capital paulista, as vacinas já estão disponíveis para a aplicação a partir do dia 15 de maio. O Secretário de Saúde, Luiz Carlos, afirmou que “a vacina está disponível para todos os grupos elegíveis e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”. Ele explica também que com o início do inverno o vírus possui mais facilidade de circulação, a vacina ajuda a combater sintomas mais fortes que possam levar a internações hospitalares.

A partir desse momento, os estados e municípios que regerão as estratégias de vacinação de acordo com os estoques e a realidade de cada região. O Brasil já registrou 253 mortes só no início de 2023 até o final de abril, segundo dados do MS.

O QUE É O VÍRUS

O vírus chamado de influenza é o causador de gripe infecciosa aguda, que ataca o sistema respiratório e possui grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos confirmados, A, B, C e D, os primeiros são responsáveis por causar epidemias anuais, o tipo C costuma causas sintomas mais leves, e o D não possui registro de infecções ou doenças em humanos.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES