Visão de crianças também precisa de cuidados; médica ensina como proceder

Crianças também podem sofrer com problemas na visão, tais como miopia, astigmatismo e estrabismo

A visão das crianças também requer atenção e cuidados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cuidar da saúde da visão não é tarefa apenas para os mais velhos. Crianças das mais diversas faixas etárias também podem sofrer com problemas na visão, tais como miopia, astigmatismo e estrabismo. Para isso, é necessário que os pais estejam atentos aos sinais apresentados e realizem com frequência o check-up oftalmológico dos pequenos.

Mais atenção às crianças. O alerta é dado pela médica oftalmologista Priscilla Venâncio, que realiza consultas e exames tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes. Ela explica que os procedimentos são similares, mas que os pequenos precisam de um pouco mais de atenção dos pais na realização dos exames. “O primeiro passo dessa preparação é escolher um oftalmologista pediátrico, pois ele com certeza estará mais preparado para conduzir a consulta de uma forma mais dinâmica, mais humana e mais paciente”, explica. 

A consulta. “Para as crianças com um pouco mais de idade e que possuem melhor compreensão, outra dica é conversar e explicar para elas como vai funcionar essa consulta, devendo ser a mais lúdica possível. Com certeza ela chegará muito mais tranquila e segura ao consultório. As crianças são imprevisíveis, mas a especialização e a experiência do profissional fazem toda diferença”, destacou a médica oftalmologista.

Exames ao nascer. Priscilla também explica sobre a realização de exames logo após o nascimento de uma criança e aponta sobre as diferenças na realização de exames em diferentes faixas etárias. “O teste do olhinho (ou teste do reflexo vermelho) é um exame simples e indolor que deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê. Ele é feito de maneira simples e rápida, em aproximadamente 5 minutos. De 0 a 2 anos exames como o de acuidade visual também passam a fazer parte da rotina de cuidados com a saúde dos olhos. De 2 até 7 anos, o mais comum é o exame de refração”, pontuou.

Riscos e sinais de alerta

A visão, assim como outros sistemas do corpo humano, não nasce completamente desenvolvida. Ela evolui e se fortalece conforme a criança vai crescendo. Por isso é extremamente importante que os pais fiquem atentos a possíveis sinais de que a visão de seus filhos possa apresentar algum problema, como por exemplo: mau desempenho escolar, olhos muito próximos a telas, dores de cabeça constantes, lacrimejar excessivamente, inclinar a cabeça ou fechar um dos olhos para enxergar e sensibilidade exagerada à luz.

Exames de rotina ajudam. Para a especialista, a não realização de exames de rotina pode dificultar o diagnóstico de possíveis problemas, atrasando o tratamento para doenças que poderiam facilmente ser tratadas com atendimento precoce. “Durante a infância, o sistema visual está em constante desenvolvimento. Por isso, é importante detectar e corrigir quaisquer problemas de visão o mais cedo possível. Muitas crianças podem não perceber que estão com dificuldades visuais, já que podem pensar que a forma como veem é normal”, complementa a médica oftalmologista. 

“A dificuldade para enxergar pode afetar a aprendizagem, a personalidade e atrapalhar a adaptação das crianças no ambiente escolar. Por isso, a prevenção é essencial para evitar problemas mais graves e até mesmo a perda definitiva da visão”, concluiu a oftalmologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES