Vitamina C: para que serve e quais os prejuízos de não consumí-la

A vitamina C traz muitos benefícios para a saúde como um todo e sua falta pode trazer alguns problemas

A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do organismo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitamina C é uma das mais populares e mais buscadas pelas pessoas, seja em alimentos ou medicamentos. Mas você sabe quais os benefícios dela e o que sua falta pode causar ao corpo? A vitamina C tem uma importante função de antioxidante, ela ajuda ajuda a combater os radicais livres prejudiciais.

A nutricionista especialista em comportamento alimentar e pós-graduada pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS), Camila Pedrosa, afirma que esta função é muito importante. "A vitamina C é muito importante na retirada dos radicais livres do organismo, que causam diversas  doenças e envelhecimento de células", pontuou.

Além disso, a vitamina C reduz o colesterol ruim, LDL, auxilia na produção dos glóbulos brancos, fortalecendo o sistema imunológico, e ajuda na reversão dos sinais de envelhecimento da pele. Esse nutriente também é essencial para a produção de colágeno, formação de tecidos, cartilagens e ossos;   evita gripes e resfriados; evita problemas de visão, fortalece os ossos; dá disposição e bom humor;  transporta o ferro pela corrente sanguínea até que ele seja absorvido; auxilia na manutenção de saúde das artérias e ajuda a prevenir problemas de saúde, como a anemia.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C não é produzida pelo nosso corpo, por isso precisamos consumi-la diariamente. Ela é, no entanto, muito fácil de encontrar, está presente na maioria das frutas e vegetais. Entre as frutas cítricas, podemos encontrá-la no limão, laranja, morango, kiwi, tangerina, maracujá, acerola, caju e abacaxi. O nutriente também está presente no pimentão verde, na salsa, no tomate, na goiaba, no couve, no rabanete, no brócolis, no couve-flor, no leite, no repolho, no fígado e na batata-doce.

O que a falta de vitamina C causa no corpo?

Alguns sintomas podem ser sinais de que a vitamina C está em falta no organismo, dentre eles estão cansaço extremo, fraqueza, irritabilidade, pele seca, imunidade baixa, demora na cicatrização, alergias, dores de cabeça e nas articulações. A falta dela também causa problemas de saúde graves, como comprometimento do funcionamento dos rins, anemia, hemorragia e depressão.

Quando os sintomas aparecerem, Camila Pedrosa, em entrevista ao Terra, afirma que não é aconselhável que se tome vitamina C todos os dias por conta própria. "É importante que o paciente seja avaliado de maneira individualizada e que não tome suplementação sem a preescrição de um profissional." Ela diz ainda que se o indivíduo ingerir duas frutas e três vegetais por dia, já está consumindo a quantidade de vitamina C indicada para um adulto. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES