Você conhece a doença do 'osso preto'? Conheça os sintomas e causas

A doença de característica genética afeta uma em um milhão de pessoas em todo o mundo

A alcaptonúria é uma doença metabólica autossômica recessiva caracterizada pela ausência da enzima dioxigenase do homogentisato devido a uma alteração do DNA. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já ouviu falar da doença do osso preto? Essa condição grave e rara tem como principal característica o poder de danificar os ossos e órgãos. Embora a doença apresente diversos sintomas, eles podem passar totalmente despercebidos. Nos termos médicos, essa condição também é conhecida como alcaptonúria.

A doença de característica genética afeta uma em um milhão de pessoas em todo o mundo e pode reduzir drasticamente a qualidade de vida de um adulto. Ela faz com que os ossos e a cartilagem do paciente escureçam com o tempo devido ao acúmulo de produtos químicos. Às vezes, ela também  é chamada de doença da “urina preta”.

A alcaptonúria não tem cura mas existem tratamentos disponíveis que podem retardar a sua progressão. Por isso, saber mais sobre essa condição e os seus sinais de alerta pode ajudar aqueles que sofrem inconscientemente a obter um diagnóstico.

Como ocorre a doença?

Segundo o NHS, sistema de saúde da Inglaterra, a condição impede que o corpo quebre dois aminoácidos – blocos de construção da célula – chamados tirosina e fenilalanina. Isso causa o acúmulo de uma substância química chamada ácido homogentísico, e pode deixar a urina e partes do corpo com uma cor escura e levar a uma série de problemas de saúde ao longo do tempo.

O diagnóstico dessa doença pode ocorrer precocemente se os pais notarem o aparecimento de manchas escuras nas fraldas dos filhos, pois o ácido homogentísico faz com que a urina fique preta quando exposta ao ar por algumas horas. Mas se isso não for percebido, o distúrbio pode passar despercebido até a pessoa ter quase 20 ou 30 anos.

Principais sintomas

O ácido homogentísico acumula-se lentamente nos tecidos de todo o corpo durante os anos. Ele pode acumular-se em quase todas as áreas do corpo, incluindo cartilagens, tendões, ossos, unhas, ouvidos e coração. Ele mancha os tecidos e causa uma ampla gama de problemas, como:

  • Problemas nas articulações e ossos
  • Manchas marrons ou pretas na parte branca dos olhos
  • Áreas da pele manchadas de azul ou preto
  • Unhas azuladas ou acastanhadas
  • Dificuldades respiratórias
  • Pedras nos rins , pedras na bexiga e pedras na próstata.

Como a alcaptonúria é herdada?

Cada célula do corpo contém 23 pares de cromossomos. Eles carregam os genes que você herda de seus pais. Um de cada par de cromossomos é herdado de cada pai, o que significa (com exceção dos cromossomos sexuais) que há duas cópias de cada gene em cada célula. O gene envolvido na alcaptonúria é o gene HGD. Isto fornece instruções para a produção de uma enzima chamada homogentisato oxidase, que é necessária para quebrar o ácido homogentístico.

Você precisa herdar duas cópias do gene HGD defeituoso (uma de cada pai) para desenvolver alcaptonúria. As chances de isso acontecer são mínimas, por isso a condição é muito rara. Os pais de uma pessoa com alcaptonúria geralmente carregam apenas uma cópia do gene defeituoso, o que significa que não apresentarão quaisquer sinais ou sintomas da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES