Você deve evitar esses 7 produtos no seu micro-ondas pelo bem da sua saúde

Alguns itens acabam provocando explosões e, até mesmo, incêndios se colocados dentro do eletrodoméstico

Embora o micro-ondas nos poupe bastante tempo, há uma série de coisas que não devem ir no interior do aparelho | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos tempos atuais onde nos falta tempo com uma rotina atarefada, o micro-ondas é um dos aparelhos que acabam sendo um dos aliados do dia a dia, principalmente por aquecer os alimentos de forma prática e rápida. Porém, muitas vezes, ele pode se tornar perigoso. Isso porque, nem todos os materiais e alimentos podem ser colocados dentro dele.

Alguns itens acabam provocando explosões e, até mesmo, incêndios se colocados dentro do eletrodoméstico. Não só porque podem danificá-lo, mas também porque afetam a sua saúde. Confira abaixo alguns itens que não são próprios para uso no micro-ondas. Em caso de dúvidas, é sempre importante seguir as instruções do fabricante e ter cautela ao aquecer alimentos e líquidos.

O que não pode ir ao micro-ondas

  • Recipientes de metal

O metal reflete as ondas de micro-ondas, o que pode causar faíscas e incêndios. Nunca coloque objetos metálicos, como panelas, talheres, papel alumínio ou papel-manteiga com revestimento metálico, em seu interior.

  • Recipientes de isopor (poliestireno expandido)

O isopor pode derreter no micro-ondas, liberando substâncias químicas nocivas. Use recipientes de vidro, cerâmica ou plástico resistente ao usar o aparelho.

  • Recipientes plásticos não seguros

Verifique se os recipientes de plástico têm uma etiqueta indicando que são seguros para uso no micro-ondas. Alguns plásticos podem liberar substâncias químicas quando aquecidos, o que pode contaminar os alimentos.

  • Recipientes de poliestireno

As bandejas de alimentos encontradas no supermercado são feitas principalmente de poliestireno expandido, material que corre o risco de derreter ou pegar fogo se for usado no micro-ondas.

  • Sacos de papel comum

Sacos de papel de pão ou sacolas de papel comum não são adequados para uso no micro-ondas, pois podem pegar fogo. Use apenas sacos de papel específicos para micro-ondas, se necessário.

  • Alimentos selados hermeticamente

Recipientes herméticos, como potes de vidro com tampa de rosca, podem criar pressão interna e explodir no micro-ondas. Solte a tampa ou use recipientes que não sejam  completamente selados.

  • Alimentos com embalagens de alumínio

Alimentos pré-embalados com revestimento de alumínio, como algumas refeições congeladas, não devem ser aquecidos no micro-ondas, a menos que a embalagem indique o contrário.

Alimentos que merecem atenção

Alimentos com pouca umidade, como pão e amendoim, podem ficar no micro-ondas por pouco tempo, apenas o suficiente para aquecer. Isso porque, como possuem baixos níveis de umidade, se ficarem muito tempo dentro do aparelho, podem causar incêndio. Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir.

O óleo é um produto inflamável, que alcança altas temperaturas com facilidade. Assim, se colocado dentro do aparelho, pode causar explosão ou incêndio. Uvas também não podem ser aquecidas nesse eletrodoméstico, já que possuem níveis altos de água em sua composição, que podem causar explosão ou incêndios ao serem aquecidas. 

Apesar de ser comum esquentar a água no micro-ondas para fazer chá, café ou cozinhar, o hábito não é recomendado. Isso porque é possível que o líquido atinja rapidamente o ponto de ebulição, fazendo com que o recipiente exploda dentro do aparelho. Também não é recomendado aquecer pimentas no micro-ondas, elas liberam gases que podem causar ardência nos olhos, pele, narinas e boca e também podem pegar fogo dentro do eletrodoméstico. Essa regra vale para qualquer tipo de pimenta. 

Há também alimentos que não oferecem riscos de explosão ou incêndio, mas que não ficam muito bons no micro-ondas. É o caso dos vegetais folhosos, como alface, rúcula, repolho, entre outros, que se aquecidos no aparelho ficam murchos e perdem todos os nutrientes, a melhor escolha é prepará-los na panela ou frigideira.

Outro exemplo é a carne, tudo bem você reaquece-la no micro-ondas, mas descongelar e cozinhar não é uma boa ideia. Ela acaba não cozinhando uniformemente, alguns pedaços queimam e outros continuam congelados, o que pode fazer com que você perca uma boa peça de carne.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES