Você sabe o seu? Esse tipo sanguíneo está associado a um maior risco de câncer

Um estudo alemão apontou uma possível correlação entre o tipo sanguíneo e o câncer de estômago

O grupo de pesquisadores analisou dados provenientes de dez estudos genômicos, com informações de mais de 5.800 indivíduos diagnosticados com a condição | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo realizado pelo University Hospital Magdeburg, na Alemanha, apontou uma possível correlação entre o tipo sanguíneo e o câncer de estômago. O grupo de pesquisadores analisou dados provenientes de dez estudos genômicos, com informações de mais de 5.800 indivíduos diagnosticados com a condição.

Os resultados confirmaram que os processos moleculares associados ao câncer gástrico variam consideravelmente, dependendo da gravidade do subtipo de câncer. No entanto, foi possível estabelecer parâmetros específicos ao determinar o perfil de risco genético. Em descobertas anteriores, já haviam identificado que cinco seções de DNA no genoma humano estão ligadas a subtipos de câncer gástrico.

A pesquisa alemã validou essas descobertas e identificou mais duas seções de DNA associadas a um risco aumentado da doença. Além disso, a análise revelou que o tipo sanguíneo desempenha um papel na suscetibilidade à doença, sendo que o tipo sanguíneo A foi associado a um maior risco, enquanto o grupo sanguíneo O apresentou menor risco para esse tipo de câncer.

Outros fatores de risco

  • Infecção por Helicobacter pylori: esta bactéria está associada a um aumento do risco de câncer gástrico, especialmente quando a infecção persiste por longos períodos.
  • História familiar: indivíduos com parentes de primeiro grau (pais, irmãos) que tiveram câncer gástrico podem ter um risco aumentado.
  • Idade: o risco de câncer gástrico aumenta com a idade, sendo mais comum em pessoas mais velhas.
  • Sexo: homens têm um risco ligeiramente maior de desenvolver câncer gástrico do que mulheres.
  • Tabagismo: o hábito de fumar está associado a um maior risco de câncer gástrico.
  • Alimentação: uma dieta rica em alimentos defumados, salgados, em conserva, processados e com baixo teor de frutas e vegetais pode aumentar o risco.
  • Obesidade: pessoas com excesso de peso têm um risco aumentado de câncer gástrico, especialmente na parte superior do estômago.
  • História de úlceras estomacais: indivíduos que tiveram úlceras estomacais têm um risco aumentado de desenvolver câncer gástrico.
  • Exposição ocupacional: certas exposições ocupacionais a produtos químicos e poeiras podem estar associadas a um aumento do risco.
  • Radiação: a exposição à radiação, seja por tratamentos médicos anteriores ou por outros motivos, pode aumentar o risco.

É importante destacar que a presença de um ou mais fatores de risco não garante o desenvolvimento do câncer gástrico, e a ausência de fatores de risco não elimina o risco completamente. Além disso, muitas pessoas diagnosticadas com câncer gástrico não apresentam fatores de risco conhecidos. O acompanhamento médico regular e a realização de exames de rotina são fundamentais para o diagnóstico precoce.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES