Você tem algum destes sintomas? Atenção que pode ser refluxo

O refluxo é mais comum do que se imagina e atinge, atualmente cerca de 25 milhões de brasileiros

O refluxo é um problema que atinge 25 milhões de brasileiros, segundo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O refluxo gastroesofágico caracteriza pela volta do conteúdo do estômago para o esôfago, causando sintomas como azia, dor no peito e dificuldade para engolir. Esse problema é mais comum do que se imagina e atinge, atualmente cerca de 25 milhões de brasileiros, segundo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

Apesar de comum, as pessoas acabam confundindo o refluxo com um simples mal-estar ocasionado pelo exagero na alimentação. Geralmente, os sinais mais comuns costumam ser azia e queimação no estômago, mas o esse problema pode causar outros sintomas, que muitas vezes são ignorados ou confundidos com outras condições.

Pressão no ouvido

Esse é um dos sintomas que podem ser sinal de refluxo. "A inflamação induzida pelo refluxo aumenta a pressão e pode resultar numa sensação de obstrução nos ouvidos", explica o gastroenterologista Mark E. Tanchel, do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, em entrevista ao HuffPost. Ele explica que isso acontece devido ao fato de o refluxo causar inflamação na válvula que separa o esôfago do estômago, o que pode ocasionar aumento de pressão no ouvido médio, causando a sensação de ouvido entupido.

Dificuldade para respirar

O médico explica que a dificuldade para respirar também pode aparecer em pessoas com refluxo. "A proximidade do esôfago e do sistema respiratório é a razão pela qual o refluxo às vezes pode causar dificuldade para respirar", diz Tanchel. Isso acontece devido ao fato de o refluxo poder ocasionar inflamação na garganta e nas vias aéreas superiores. Essa inflamação pode levar a uma dificuldade na respiração, principalmente no período da noite.

Problemas dentários

Um sintoma menos conhecido do refluxo é o prejuízo que ele pode causar aos dentes do paciente. "A saliva protege os dentes e fornece os materiais necessários para a remineralização dentária. O refluxo tem a capacidade de acabar com essas defesas", explica Tanchel. Essa condição pode causar erosão do esmalte dos dentes, o que por sua vez pode levar a cáries e outros problemas dentários.

Como evitar

A médica oncologista Renata D'Alpino, especialista da Oncoclínicas São Paulo, em entrevista ao Terra, afirma que o refluxo não possui uma causa específica, mas ajuda ficar de olho e evitar os fatores de risco. "Dietas gordurosas, café, obesidade, tabagismo, medicamentos e estresse e cansaço podem colaborar para o surgimento do refluxo. No entanto, cada caso deve ser analisado individualmente para o melhor tratamento", explica.

Em caso de a pessoa já sofrer com a condição, existem alguns cuidados que podem amenizar o desconforto. "Hábitos como manter a cabeça um pouco mais elevada na hora de dormir, fazer refeições menores, evitar alimentos ácidos e esperar três horas entre as refeições e ir para a cama são medidas importantes", finaliza a oncologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES