Vontade louca por doce e cansaço após almoço pode estar associada a essa doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que mais de 30% da população mundial sofra com essa condição

Vontade exagerada pode doce e outros sintomas desse desequilíbrio pode estar associada a outras doenças | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já sentiu uma vontade louca de comer doces após o almoço? E logo em seguida um cansaço muito forte? Caso a resposta seja sim para ambas perguntas, existe a possibilidade de que você esteja sofrendo de anemia por deficiência de ferro, considerado o transtorno nutricional mais comum no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que mais de 30% da população mundial sofra com essa condição. A doença está ligada à carência de ferro nos glóbulos vermelhos, desencadeando um fornecimento insuficiente de oxigênio para as células do organismo. A anemia causa muito cansaço, pois o sangue não consegue distribuir de forma eficiente os nutrientes e o oxigênio pelo corpo.

Para compensar essa falta de energia, é comum sentir muita vontade de comer doces e guloseimas, especialmente chocolate, que também tem ferro. Além do desejo por doces, entre os sintomas mais comuns observados em casos de anemia por deficiência de ferro, estão:

  • fadiga extrema;
  • falta de energia;
  • respiração profunda e frequente;
  • palpitações cardíacas perceptíveis;
  • tonalidade pálida da pele;
  • unhas fracas;
  • tonturas;
  • dores de cabeça;
  • falta de apetite.

Embora seja algo simples de ser tratado, não é recomendado o autodiagnóstico ou a automedicação para anemia por deficiência de ferro. Ou seja, a vontade exagerada de comer doces e outros sintomas desse desequilíbrio podem estar associados a outros problemas de saúde, sendo necessário consultar um profissional.

Como evitar?

Essa deficiência de ferro pode ser causada por diferentes fatores como gravidez, dieta pobre em ferro, crescimento rápido, menstruação e doenças que afetam a absorção de ferro. Por isso, a ingestão de alimentos ricos em ferro acaba sendo fundamental para a manutenção dos níveis adequados desse mineral no organismo. O consumo de carne vermelha, fígado, ovos, peixes, vegetais folhosos verde-escuros, como couve e espinafre, e legumes como ervilhas e lentilhas, pode ajudar a garantir a quantidade ideal de ferro para o corpo.

Preparo dos alimentos e a quantidade de ferro absorvido

A forma como esses alimentos são preparados e as bebidas consumidas durante as refeições influenciam na absorção de ferro. De acordo com o cientista e nutricionista Paul Sharp, do King’s College London, o consumo de suco de laranja natural com o café da manhã, por exemplo, permite uma absorção muito maior de ferro dos alimentos.

Consumir vegetais crus ou cozidos no vapor, que contêm ferro e vitamina C, como repolho, couve, brócolis, couve-flor e agrião, também é uma estratégia eficaz. Além disso, a combinação da carne com o queijo também compromete a absorção do ferro. O melhor é evitar combinações de alimentos que atrapalham a absorção de nutrientes. Depois do almoço ou janta, a recomendação também acaba sendo esperar algumas horas antes de comer a sobremesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES