Whey falsificado: Saiba como reconhecer e qual efeito colateral pode causar

O whey protein possui todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa mas sua versão falsificada pode causar danos à saúde

Produto é recomendado e usado por pessoas que desejam ganhar músculos, força e potência muscular. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bastante conhecido por esportistas profissionais e amadores, o whey protein é uma fonte de proteína suplementar. O produto é derivado do soro do leite e é considerado uma fonte completa de proteína. Portanto, possui aminoácidos essenciais que o corpo precisa para construir e reparar tecidos musculares.

Devido ao sucesso no mundo fitness, como qualquer outro produto, também se tornou alvo de falsificações. As consideradas “versões piratas” costumam misturar amido e maizena ao pó concentrado de proteínas. Os falsificadores usam embalagens usadas para empacotar o pó adulterado e, em seguida, vendem na internet ou em grupos formados nas redes sociais. E isso tem um preço à saúde de quem consome.

Consequências do whey pirata

Como citado anteriormente, a adulteração tem um preço e pode ter graves consequências a quem consome, especialmente para pessoas com alergias e restrições alimentares. “Algumas falsificações usam substâncias hipercalóricas, que podem prejudicar gravemente pessoas com diabetes”, aponta o nutricionista Isaac Nunes, de Brasília em entrevista ao Metrópoles.

O profissional ainda alerta que, ao perceber sintomas diferentes dos habituais, o mais recomendado é interromper o uso do produto. “Se a pessoa nunca teve problemas em tomar suplementos e, repentinamente, começa a ter espinhas ou sintomas gástricos, o produto pode ser de baixa qualidade”, afirma. Um outro grande problema do whey protein falsificado é a possibilidade de ele estar contaminado com microrganismos, pois as embalagens são adulteradas e o conteúdo misturado a produtos desconhecidos.

Como identificar whey protein falsificado?

A nutricionista Janaina Porto Alegre, também ouvida pelo jornal Metrópoles, sugere que o consumidor escolha marcas e lojas de confiança para comprar seus suplementos. “Caso não tenha um fornecedor fixo, a pessoa pode pedir dicas aos profissionais de saúde que a acompanham”, aconselha. Outra sugestão é conferir o site do fabricante para comparar as embalagens. Também é comum que as marcas tenham lacres e selos de segurança para evitar falsificações.

Além disso, após a ingestão das primeiras doses, o whey falsificado começa a dar sinais no corpo. “Os efeitos colaterais costumam ser inchaço, desconforto intestinal e alteração súbita do funcionamento do organismo. Se o indivíduo já usava whey em sua dieta e começa a sentir esses sintomas, deve se preocupar e buscar orientação especializada”, completa Janaina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES