Xilitol: Conheça o queridinho de dietas e seus benefícios à saúde

O xilitol é um substituto natural para o açúcar, com inúmeras vantagens, como o fato de ser menos calórico

O açúcar tem 4 calorias a cada grama, o xilitol apresenta apenas, 2,4 calorias, ou seja, quase a metade | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualmente, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com os alimentos e a qualidade dos ingredientes que ingerem. Nesse sentido, a indústria alimentícia também está sempre em busca de novidades para atender a essa demanda. Com isso, um produto que tem feito muito sucesso é um adoçante encontrado nas frutas e vegetais, e de baixa caloria. Mas mesmo com a fama nos últimos tempos, nem todo mundo sabe o que é xilitol.

De forma geral, o xilitol é um substituto natural para o açúcar, com inúmeras vantagens, como o fato de ser menos calórico e poder ser usado em altas temperaturas, como na preparação de receitas. Ou seja, ele é tão indicado para quem está preocupado em seguir uma dieta com menos calorias como para quem quer encontrar uma alternativa para substituir o açúcar refinado nas receitas, por exemplo. Para você que quer saber mais sobre o assunto, abaixo, explicamos mais sobre os benefícios do xilitol  com a ajuda da nutricionista Vanessa Costa, de São Paulo, para detalhar tudo o que você precisa saber sobre essa opção.

O que é xilitol?

O xilitol é um poliol – ou, então, poliálcool ou álcool de açúcar –, que nada mais é do que um tipo de carboidrato usado no lugar da sacarose, ou seja, o açúcar de mesa.De acordo com Vanessa, é possível encontrá-lo naturalmente em muitas frutas e vegetais, como ameixa, framboesa e frutas vermelhas, por exemplo. Com isso, ele acaba tendo um sabor doce, parecido ao do açúcar de mesa, porém com cerca de 40% menos calorias.

Benefícios

A nutricionista explica que o uso de xilitol é indicado para qualquer pessoa que busque uma alternativa mais saudável ao açúcar comum, especialmente aquelas com diabetes ou pré-diabetes. “Ele também pode ser uma boa opção para pessoas que desejam reduzir sua ingestão de açúcar, incluindo as que estão em processo de emagrecimento”, aponta a profissional, uma vez que o adoçante possui baixa caloria, podendo ser usado em uma dieta leve e saudável.

Falando em números, enquanto o açúcar tem 4 calorias a cada grama, o xilitol apresenta apenas, 2,4 calorias, ou seja, quase a metade. “Além disso, ele tem um baixo índice glicêmico. Isso significa que não causa picos significativos nos níveis de açúcar no sangue após o consumo”, completa ela. Outro benefício é que, ao contrário do açúcar, o xilitol não causa cáries, uma vez que não é fermentado pelos microorganismos da flora bucal. Assim, esse adoçante tem efeito positivo na remineralização dos dentes e na prevenção de cáries dentárias.

Por fim, por ter a textura bem parecida ao do açúcar branco, muitas pessoas acabam apostando nele para fazer receitas do dia a dia, incluindo as que envolvam o cozimento no fogo.Para isso, porém, Vanessa ressalta: “Vale observar somente o ponto de fusão dele, que é mais baixo que o do açúcar. sso significa que o xilitol derrete em temperaturas mais baixas, então você vai ter que ajustar não só a quantidade mas também o tempo de preparo”, explica.

Contraindicação

Mesmo sendo uma opção natural e menos calórica, o xilitol não está livre das contraindicações. Como falado acima, o xilitol é um poliol, que tende a aumentar a quantidade de água no intestino e com isso, gerar uma fermentação. Com isso, é possível que algumas pessoas sintam desconforto ao utilizar este adoçante. Como resultado, algumas reações comuns são a distensão abdominal, desconforto gastrointestinal, estufamento, gases e diarreia.

Segundo a nutricionista, um profissional de saúde deve indicar a quantidade recomendada por dia. “Vale lembrar que ela varia de pessoa para pessoa. Isso porque depende de uma série de fatores, entre eles a frequência de consumo e a sensibilidade individual de cada um”, ressalta. Sendo assim, é importante buscar um nutricionista para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito do adoçante antes de iniciar seu uso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES