Xixi com cheiro muito forte; conheça possíveis causadores

A alimentação pode estar relacionada as principais causas de uma urina com forte odor

Na maioria dos casos o mau cheiro indica uma urina pouco diluída. Além disso, o xixi costuma ter um tom amarelo forte. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embora o cheiro exalado pela urina não seja dos mais agradáveis, em alguns casos, esse odor pode ser mais intenso que o normal. A urina com cheiro forte está relacionada a diversos fatores, entre eles, a pouca ingestão de água e até mesmo o indício de condições de saúde mais graves.

Alguns alimentos podem causar um cheiro mais forte no xixi devido a substâncias químicas que são metabolizadas pelo corpo e excretadas na urina. Essas substâncias podem estar naturalmente presentes nos alimentos ou adquiridas durante o processo de digestão. Algumas das principais causas de odor forte na urina são:

Alho e cebola

Alho e cebola têm substâncias químicas que contêm enxofre e, à medida que se decompõem, podem contaminar o xixi. Esse cheiro é comumente comparado a repolho podre.

Café

O fato de beber café regularmente pode causar urina com cheiro desagradável. Isso por conta de um composto encontrado na bebida que pode dar à urina um cheiro distinto. Além disso, a cafeína é um diurético. Então, quando consumimos café em excesso, podemos urinar mais e ficar desidratado, o que acaba levando a um cheiro mais perceptível.

Especiarias

Especiarias como cominho, açafrão e coentro podem causar mau cheiro na urina. Isso ocorre porque os produtos químicos aromáticos que dão o cheiro às especiarias são mantidos à medida que passam pelo corpo. Mesmo após a digestão da comida, o cheiro ainda pode ser detectado na urina.

O cheiro do xixi pode ser um sinal de infecção?

A urina com mau cheiro normalmente não é motivo de preocupação, mas se você também tiver outros sintomas, como dor, urinar mais do que o normal ou a urina aparecer turva, pode ser uma infecção do trato urinário (ITU). Com menos frequência, o xixi com cheiro forte pode ser causado por outras condições, como diabetes tipo 2 e pedras nos rins, portanto, é importante entrar consultar um médico.

Tratamento

O tratamento para a urina com cheiro forte vai depender da causa principal. Assim, os médicos podem indicar terapias medicamentosas, mudanças no estilo de vida, controle da dieta ou outras intervenções, dependendo do diagnóstico. Entre os medicamentos que podem ser indicados, estão os antibióticos em caso de infecção, e o controle adequado da insulinoterapia, no caso de diabetes, por exemplo. Mas apenas o médico será capaz de fazer essa avaliação e prescrever a medicação correta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES